Cultura de cobertura: o que são plantas de cobertura e seus benefícios

As As culturas de cobertura são essenciais para a saúde do solo. são culturas plantadas entre as culturas principais. Elas atendem a objetivos agronômicos, econômicos e regulatórios, promovendo a cobertura do solo. Elas podem ser colhidas ou não. Se não forem colhidas, elas são destruídas e, às vezes, misturadas ao solo. O nome específico de uma cultura de cobertura depende do motivo pelo qual o agricultor a plantou. Definições de 4 tipos de culturas de cobertura.

As culturas secundárias são colhidas e usadas 

As culturas secundárias são um tipo de cultura de cobertura geralmente semeada por pecuaristas para melhorar a rotação de culturas. A biomassa colhida é usada para alimentar o rebanho (forragem). É usada para pastagem animal, ração verde ou silagem. A planta inteira pode ser colhida ou apenas as sementes. Um subgrupo de culturas de cobertura A planta de cobertura é cultivado para fins energéticos. A biomassa colhida é usada para abastecer uma unidade de metanização A planta de cobertura é utilizada para produzir gás (metano), eletricidade ou calor por meio de cogeração. O gás é produzido pela fermentação da planta. São necessários de três a quatro meses de consorciação para cultivar uma quantidade suficiente de biomassa.  

Culturas de cobertura fixadoras de nitrato  

O objetivo das culturas de cobertura fixadoras de nitrato é reter o nitrogênio solúvel e evitar a lixiviação. À medida que as culturas de cobertura se desenvolvem, elas absorvem nitratos, evitando perdas e poluição das águas superficiais e subterrâneas. Elas são plantadas, depois que a safra comercial é colhida. Geralmente são destruídas e deixadas no local para servir a outros propósitos agronômicos (estrutura do solo, adubo verde etc.). 

Para que uma cultura intermediária fixadora de nitrato tenha um bom desempenho, é importante escolher a variedade certa, isolada ou misturada, e tomar cuidado durante o plantio. Quanto mais biomassa for produzida, maior será a capacidade da cultura de fixar nitrogênio. 

As principais culturas de cobertura fixadoras de nitrato usadas atualmente, isoladamente ou em mistura, são mostarda, aveia, rebrota de colza, misturas de leguminosas, etc. 

nitrate-fixing intermediate crops of mustard
nitrate-fixing intermediate crops of mustard

Fertilizantes verdes destruídos para aumentar o nitrogênio no solo 

O objetivo do uso de culturas de cobertura para adubação verde é devolver nutrientes ao solo para a próxima safra. Elas não se destinam à colheita. Depois de ser destruída, e os resíduos possivelmente enterrados, a matéria orgânica se decompõe e fornece minerais, principalmente nitrogênio, para serem absorvidos pela cultura seguinte. As culturas de cobertura geralmente incluem leguminosas. 

As seguintes culturas de fertilizantes verdes podem ser semeadas no outono para estarem prontas para a primavera seguinte: ervilhaca, trevo, centeio, mostarda, trigo sarraceno, azevém.  

Na agricultura orgânica, as culturas de cobertura perenes, como alfafa, azevém ou trevo vermelho ou branco, são usadas por 2 ou 3 anos consecutivos. Elas são incluídas na rotação de culturas e proporcionam benefícios agronômicos adicionais, como a melhoria da cobertura do solo. 

Essas culturas devem ser destruídas antes da floração e antes de atingirem um estágio maduro e lenhoso, o que poderia complicar a decomposição e a liberação de nitrogênio. 

Culturas de cobertura são utilizadas para proteger o solo e aumentar a matéria orgânica. 

As culturas de cobertura usadas como culturas de cobertura são semeadas para proteger o solo. Elas são plantadas para evitar deixar o solo descoberto entre duas safras ou quando a safra comercial ainda não se desenvolveu. Elas são semeadas após a colheita ou na cultura de cobertura existente. Elas são destruídas antes de começarem a competir com a cultura anual. O objetivo é evitar a erosão. É por isso que essa é uma das principais práticas da agricultura de conservação do solo. As culturas de cobertura melhoram a qualidade do solo e a biodiversidade, dois fatores essenciais no sistema agrícola. A água da chuva também se infiltra mais facilmente com uma cultura de cobertura. 

As plantas são escolhidas por seus sistemas radiculares e sua capacidade de manejar plantas daninhas. Uma mistura de plantas é frequentemente usada para obter o benefício de vários sistemas radiculares que crescem em diferentes profundidades. Os exsudatos da raiz permitem a multiplicação dos bio-organismos no solo. As raízes também penetram nas camadas mais compactas ou densas para que a água possa se infiltrar profundamente. As crucíferas, como o rabanete, são um bom exemplo.  

cover crop reducing soil erosion and water run-off
tillage radish life cycle and cover crop example
1 seeding, 2 sequestering nutrients, 3 overwintering, 4 weed control, 5 water management, 6 nutrient release

As culturas de cobertura podem ter vários objetivos 

As culturas de cobertura podem atender a vários objetivos. Não é incomum que uma cultura intermediária fixadora de nitrato seja usada como adubo verde. Ela só precisa ser destruída e deixada no campo. Uma cultura intercalar também pode ser uma cultura de fixação de nitrato enquanto estiver crescendo. No entanto, não pode ser usada como adubo verde, pois é colhida.  

Em todos os casos, as culturas de cobertura são usadas como culturas de cobertura, porque cobrem naturalmente o solo quando crescem, proporcionando todas as vantagens que isso implica.