Fixação de Nitrogênio: Ciclo, Nitratos e Fertilizantes

As culturas fixadoras de nitrato são culturas usadas para limitar a perda de nitratos e, portanto, de nitrogênio no solo. À medida que se desenvolvem, elas absorvem o nitrogênio mineral do solo, o que evita a lixiviação, ou seja, a percolação da água nas camadas mais profundas do solo. O plantio de culturas fixadoras de nitrato evita a poluição das águas superficiais e subterrâneas. Também contribui para melhorar a estrutura do solo (incorporando matéria orgânica e alcalinização natural do solo) e, dependendo da região, é uma das condições para a obtenção de subsídios.

Qual é a origem da poluição por nitrogênio na água? 

A água é naturalmente rica em nitratos, mas a concentração é muito maior na maioria das águas atualmente. Essa poluição se deve à lixiviação de nitrogênio nos campos agrícolas no outono. Durante esse período, as reservas de água subterrânea, como os lençóis freáticos, são reabastecidas. Ao mesmo tempo, as plantas absorvem menos água, e as chuvas de inverno continuam a cair. O excesso de água se infiltra no solo. Os nitratos, os íons de nitrogênio absorvidos pelas plantas, são altamente solúveis e se infiltram na solução do solo antes de serem lixiviados. 

No início da década de 2000, muitos planos de ação foram implementados em todo o mundo para limitar a poluição por nitrogênio. Na Europa, por exemplo, a Diretiva de Nitratos legisla sobre essa área. Exige a identificação de áreas sensíveis, a criação de planos de ação obrigatórios e o monitoramento da eficácia, bem como da concentração de nitrato na água. Exige também a elaboração de um código de práticas agrícolas recomendadas e a informação e o treinamento dos agricultores. 

rainy conditions nitrate in drainage water

 

O que são culturas fixadoras de nitrato? 

As culturas fixadoras de nitrato são semeadas entre duas culturas principais. Elas Podem ser utilizadas bactérias para a fixação do nitrogênio no solo. ser consideradas culturas consorciadas com o objetivo principal de fixar o nitrogênio por meio da absorção pelas raízes. 

Além de fixar nitratos, esse tipo de cobertura vegetal tem outros benefícios agrícolas 

  •  Ela pode ser usada como fertilizante verde. Uma vez destruída, libera nitrogênio orgânico que pode contribuir para o desenvolvimento da próxima safra. Isso reduz a quantidade de nitrogênio necessária para a cultura. 
  • Melhora a estrutura do solo: protege contra hidratação e erosão do solo. Também enriquece o solo com matéria orgânica. 
  •  Melhora a biodiversidade em termos de microrganismos, aumentando a matéria orgânica, bem como a macrofauna, fornecendo refúgio e alimento. 
  • Melhora a proteção das culturas. Interrompe os ciclos de pragas e reduz as ervas daninhas. 
  • No caso de uma cultura secundária, ela fornece forragem adicional sem culturas concorrentes e sem necessidade de terra adicional.  
  • Também pode ser usada como uma cultura de cobertura produtora de biocombustível para abastecer um O metanizador pode ser utilizado para otimizar a decomposição de resíduos e melhorar a fixação do nitrogênio. 

“É mais comum falarmos em limitar a lixiviação de nitratos. A ideia é reduzir a lixiviação de nitrato ao reter o nitrogênio nas plantações.” 

Um tipo de cultura de cobertura ou uma mistura? 

Em geral, as espécies usadas como culturas fixadoras de nitrato pertencem a uma das seguintes famílias de plantas: gramíneas, crucíferas, leguminosas, hydrophyllaceae.  

A escolha depende da fazenda e de suas especificidades agronômicas, incluindo a presença de bactérias para a fixação do nitrogênio. 

Os seguintes fatores influenciam a escolha:  

– Condições de solo e clima na região. 

– O período e a duração da cultura consorciada influenciam a eficiência da fixação do nitrogênio. 

 

A finalidade da cobertura do solo 

- Depende dos métodos de trabalho e da organização (convencional, sem arado, agricultura orgânica, conservação do solo etc.), bem como da utilização de técnicas de fixação do nitrogênio.). 

– Controle de ervas daninhas no campo. 

– Data e método de semeadura de culturas fixadoras de nitrato, bem como a duração do ciclo e as técnicas de destruição (condições climáticas, como geada, capacidade do solo de decompor a cultura de cobertura etc.). 

– Outras culturas na rotação. 

– Maquinário disponível na fazenda (triturador, rolo, cultivador de restolho, diferentes semeadeiras etc.). 

 

Uma espécie pode ser semeada ou várias espécies misturadas, dependendo do potencial de fixação de nitrogênio.  

 

Uma mistura significa que você obtém os benefícios de diferentes espécies. Nem sempre é recomendável usar leguminosas isoladamente. Na prática, as misturas geralmente são preferíveis. Elas são menos eficazes quando se trata de fixar nitrogênio no solo porque absorvem o nitrogênio atmosférico, mas são melhores como adubo verde. Na Europa, as Áreas de Foco Ecológico (EFA) estão incluídas nos regulamentos. O objetivo é proporcionar benefícios ambientais adicionais, como a melhoria da fixação biológica de nitrogênio. Pelo menos duas espécies de famílias botânicas diferentes devem ser semeadas nessas áreas, em um período de três meses, e nenhum produto químico de proteção de plantas deve ser usado.   

Exemplos de culturas de acordo com os objetivos 

As culturas com alta fixação de nitrato de biomassa pode ser produzidas pela mistura de duas espécies, como mostarda e aveia. Elas são adequadas a uma variedade de condições diferentes de solo e clima. Se o teor de nitrogênio for alto, para evitar sua perda, é possível optar por espécies que se desenvolvam mais rapidamente, como as crucíferas. Caso contrário, as gramíneas de ciclo mais curto funcionam bem. 

Vale a pena adicionar uma leguminosa fixadora de nitrato à mistura para adubação verde. Exemplos de misturas são: aveia, ervilhaca e ervilhas, e trevo. 

Se o resultado desejado for a estruturação do solo, é melhor optar por misturas de espécies com sistemas radiculares diferentes, como rabanete e girassol ou ervilhaca.  

Para produzir culturas de cobertura para alimentação animal, opte por espécies com altos valores nutricionais, como aveia e leguminosas, azevém ou trevo. 

 

legumes for nitrogen mineralisation in a cover crop mix dedicated to crop rotation
from left to right: lupine, vetch, bean, pea, lentil, sainfoin
cover crops according to objectives

Quando plantar culturas fixadoras de nitrato? 

As culturas fixadoras de nitrato são culturas consorciadas.  

Elas devem ser semeadas o mais cedo possível, quando as temperaturas ainda estiverem amenas, para que a biomassa tenha tempo de se desenvolver e fixar melhor o nitrogênio. No entanto, tome cuidado para que elas não se transformem em sementes se forem plantadas muito cedo (por exemplo, mostarda). 

A semeadura muito precoce é adequada para espécies que exigem mais luz e calor. A semeadura a partir de meados de agosto possibilita o preparo prévio do solo para melhorar o contato entre o solo e a semente. 

Na prática, você pode semear a cobertura do solo utilizando espécies que favorecem a fixação do nitrogênio.  

  •  Muito cedo, imediatamente após a colheita da safra anterior. É possível semear bem cedo com: painço, trigo sarraceno, trevo, lentilha, ervilha, ervilhaca, centeio, nabo forrageiro, feijão, sorgo 

Fique atento a problemas com resíduos de produtos fitossanitários com o surgimento de determinadas espécies. 

“Algumas regiões têm datas de plantio obrigatórias que também podem estar sujeitas a um intervalo após a colheita.” 

Como plantar culturas fixadoras de nitrato: possibilidades de semeadura 

Os métodos de plantio dependem da espécie escolhida e da capacidade de fixação do nitrogênio pela bactéria associada. Algumas culturas são mais exigentes do que outras e, portanto, requerem máquinas e técnicas diferentes. 

Culturas não exigentes, como aveia ou mostarda, podem ser espalhadas. As culturas com exigências moderadas, como ervilhaca ou centeio, podem ser semeadas com um cultivador de restolho, enquanto outras espécies exigem semeadura em linha ou direta. 

Para uma mistura de culturas de cobertura com sementes de tamanhos diferentes, é possível semear em duas etapas. Por exemplo, espalhe a mostarda e semeie a fava forrageira em uma fileira devido às suas sementes maiores e à maior demanda. 

Como destruir as culturas fixadoras de nitrato? 

A destruição de culturas fixadoras de nitrato pode ser mais ou menos fácil, dependendo do grau de sensibilidade a diferentes técnicas e das ferramentas disponíveis na fazenda:  

  • Algumas espécies são destruídas facilmente pela geada, mas outras podem ajudar na fixação biológica de nitrogênio., como a ervilhaca, que é muito sensível. Às vezes, é recomendável triturar, se houver muita biomassa, para acelerar a decomposição. 
  • As culturas de cobertura podem ser trituradas, às vezes seguidas de cultivo ou enterramento do restolho, antes da semeadura. Um rolo de corte pode ter o mesmo efeito que a aplicação de amônia em algumas práticas de cultivo. No entanto, essa técnica é menos eficaz para a família das gramíneas, que geralmente produzem rebrota. 
  • O cultivo de restolho não apenas destrói a cultura de cobertura, mas também trabalha a camada superficial do solo, promovendo a fixação biológica de nitrogênio. que prepara o campo para a cultura seguinte, ou funciona como um método de capina mecânica. 
  • A destruição química também é muito comum. 

“Certifique-se de estar ciente das regulamentações locais relacionadas à destruição de culturas de cobertura fixadoras de nitrato.” 

 

frost destroying nitrate fixing intermediate crops
BP 8300 shredder at work
OPTIMER machines are available as mounted, folding or trailed chassis to meet the needs of every user.
cover crop destroyed mechanically with a plough
MES2 boom

Que outras medidas podem evitar a poluição da água por nitratos? 

O plantio de culturas de cobertura fixadoras de nitrato evita a poluição por nitrato. Outras medidas também podem ser implementadas, especialmente medidas preventivas, como:  

  •  Ter capacidade suficiente de armazenamento de esterco na fazenda para otimizar a fixação biológica de nitrogênio. 
  •  Fertilização em momentos-chave do ciclo da planta, dividindo a entrada de fertilizante em doses menores para melhorar a eficiência do ciclo do nitrogênio. 
  • Obter orientação especializada de institutos técnicos e câmaras agrícolas locais. 

Leguminosas como culturas fixadoras de nitrato

A família das leguminosas é bem conhecida por sua capacidade de absorver nitrogênio do ar por meio da interação simbiótica com micorrizas. Quando as leguminosas são destruídas, esse nitrogênio orgânic...