Culturas de verão: principais culturas, cuidados e dicas para o plantio

spring barley field

As safras de primavera são semeadas entre dezembro e março. Seu nome vem da data de semeadura. As culturas de inverno são plantadas entre junho e setembro. As plantas usadas para a semeadura de primavera são geralmente espécies como milho e feijão que prosperam em condições de umidade adequadas. e girassol. Mas outras culturas também podem ser semeadas, especialmente em sistemas como SCA (Soil Conservation Agriculture, Agricultura de Conservação do Solo) ou AB (Organic Agriculture, Agricultura Orgânica). Objetivos, vantagens e desafios.

Os benefícios da alternância de culturas de verão são significativos para a produtividade da lavoura. de primavera e inverno 

A teoria agronômica recomenda alternar as culturas de inverno com as de primavera para obter o máximo da rotação de culturas, selecionando diferentes famílias botânicas. O principal objetivo é evitar condições favoráveis para pragas e ervas daninhas. Essas práticas podem facilitar a capina e reduzir as quantidades de insumos sintéticos necessários.  

Em algumas regiões, um sistema de monocultura pode ser usado, especialmente com milho, que é bem adequado a determinadas condições de solo e clima. Por ser uma cultura de alto rendimento, ela é lucrativa em algumas áreas de mercado especializadas.  

Cereais, sementes oleaginosas: o que pode ser incluído em uma rotação de culturas? 

Há 3 culturas de verão são essenciais para a diversificação da lavoura. de primavera comumente cultivadas em diferentes regiões agrícolas: 

  • Milho: Uma das principais culturas de verão. Essa cultura de cereais geralmente tem muitas oportunidades de mercado, tanto para consumo humano quanto para alimentação animal. A cultura é simples de gerenciar. 
  • Girassol: O cultivo dessa semente oleaginosa também é bastante simples, exigindo menos de 8 intervenções. Ela se adapta bem a solos secos e até mesmo a terras irrigadas. Também é uma excelente opção para preceder o trigo. 
  • Cevada: A cevada é ideal para controlar ervas daninhas. Ela é muito vigorosa no início e compete bem com ervas daninhas.
maize, sunflower and spring barley are 3 spring crops commonly grown in different farming regions

As vantagens agronômicas de outras culturas de primavera: soja, sorgo etc., são evidentes em condições climáticas ideais. 

Uma rotação mais complexa possibilita a integração de variedades de culturas adicionais na lavoura. Isso dependerá das oportunidades de mercado. Nas operações de pecuária, as culturas de verão são frequentemente usadas para alimentar o rebanho. A semeadura de sorgo é uma opção econômica que pode ser realizada durante o verão. É resistente e requer poucos cuidados. É ideal como alternativa ao milho em campos que não podem ser irrigados e uma ótima solução para períodos de seca, como tem acontecido nos últimos anos. A incorporação do sorgo em sua rotação não exige um grande investimento em maquinário agrícola específico, permitindo ao agricultor aumentar a produtividade.

A soja é geralmente semeada, quando o solo está mais quente do que o necessário para o milho. Geralmente é aconselhável inocular as sementes nos primeiros anos, pois a simbiose com o rizóbio, que fixa o nitrogênio atmosférico no solo, leva tempo para se desenvolver. Cuidado com as necessidades de água, que são as mesmas do milho, especialmente em períodos de chuva. Outras culturas também são possíveis, como tremoços, ervilhas, linho e favas forrageiras. No entanto, elas são mais comuns em operações de pecuária ou sistemas agrícolas, como a Agricultura de Conservação do Solo e a agricultura orgânica.