
A família das leguminosas é bem conhecida por sua capacidade de absorver nitrogênio do ar por meio da interação simbiótica com micorrizas. Quando as leguminosas são destruídas, esse nitrogênio orgânico facilmente mineralizado é liberado para a próxima safra como um fertilizante natural. Elas também podem ser usadas como culturas fixadoras de nitrato pois também absorvem nitrogênio do solo. Há algumas recomendações, no entanto, para garantir que o resultado obtido seja de acordo com o objetivo de fixação de nitrato.
Plantio de leguminosas como culturas fixadoras de nitrato: uma opção a ser considerada para melhorar a fixação biológica de nitrogênio no solo.
As culturas fixadoras de nitrato fixam o nitrogênio no solo, o que evita a poluição da água. As leguminosas absorvem principalmente o nitrogênio atmosférico, facilitando pelas bactérias fixadoras de nitrogênio presentes nos nódulos. No entanto, elas também absorvem N do solo, principalmente:
- Nos estágios iniciais de crescimento, as bactérias fixadoras de nitrogênio começam a atuar nos nódulos.
- Algumas espécies de crescimento mais rápido, como ervilha ou ervilhaca comum, são mais eficientes na fixação do nitrogênio.
- Em espécies de alta absorção.
A absorção pode chegar a 50 kgN/ha (equivalente a aveia). Isso é comparável a outras espécies de culturas fixadoras de nitrato, que também dependem da fixação de nitrogênio. No entanto, outras famílias de plantas são mais eficazes contra os resíduos na água de drenagem, especialmente as crucíferas, como a mostarda, que fixa mais nitrogênio potencialmente lixiviável do que as leguminosas. De acordo com alguns números, a eficiência agronômica das leguminosas, em termos de fixação de nitrato, é duas vezes menor do que a de outras famílias.

As leguminosas fixam melhor o nitrogênio no solo, através da fabricação biológica de nitrogênio, quando estão bem desenvolvidas.
Há um fator essencial para que as leguminosas fixem o nitrogênio no solo de forma eficaz: elas precisam ser bem desenvolvidas. Em termos de biomassa, a ervilhaca, a fava forrageira e a ervilha forrageira parecem dar uma contribuição significativa para a fixação biológica do nitrogênio. Melhores resultados do que as culturas intermediárias fixadoras de nitrato, como mostarda, rabanete ou facélia. No entanto, os testes mostraram que, quando semeada 3 semanas mais tarde do que o normal., sua biomassa cai pela metade. Portanto, é fundamental tomar cuidado ao plantar.
Portanto, é fundamental tomar cuidado ao plantar.
Os fatores essenciais são: a presença de nódulos e a atividade das bactérias fixadoras de nitrogênio.
- Profundidade de semeadura
- Data de semeadura para otimizar a fixação de nitrogênio
- Data de destruição
Profundidade de semeadura, especialmente em condições de seca. Depende do tamanho da semente, que pode ser bem grande, especialmente para trevos, ervilhas e favas forrageiras, que são leguminosas importantes. Em termos de data de semeadura, é necessário semear cedo, pois as leguminosas são mais lentas para se desenvolver do que as outras famílias frequentemente usadas, como mostarda e facélia. Além disso, elas geralmente precisam de temperaturas mais quentes e dias mais longos.
Data de destruição: para reduzir ao máximo os resíduos de nitrogênio, recomenda-se deixar as plantas crescerem o máximo possível. É por isso que elas devem ser destruídas o mais tarde possível, para maximizar a liberação de nitrogênio no solo. É também por esse motivo que as leguminosas (de uma espécie ou mistas) são recomendadas para longos períodos de consorciação, pois favorecem a fixação de nitrogênio no solo.
Escolha de espécies de leguminosas para plantar como culturas fixadoras de nitrato.
Diferentes critérios estão envolvidos na escolha de culturas fixadoras de nitrato, incluindo a quantidade de sementes, os custos de sementes e plantio, a produção esperada de biomassa, a finalidade da cultura de cobertura, o método de destruição etc.
A capacidade da espécie de se desenvolver quando misturada com outras espécies também deve ser levada em conta. De fato, quando misturadas (com gramíneas ou crucíferas, por exemplo), as leguminosas são tão eficazes quanto as espécies tradicionais de culturas intermediárias fixadoras de nitrato.
Check out other articles on the same topic
- Ciclo do Nitrogênio: Perguntas e Respostas sobre Fertilizantes Embrapa
- Perguntas e Respostas sobre Fixação Biológica de Nitrogênio
- Ciclo do Nitrogênio: Nitratos, Fixação e Fertilizantes na Indústria
- Mix de Plantas de Cobertura: Como Potencializar a Fixação de Nitrogênio
- Fixação Biológica de Nitrogênio: Perguntas e Respostas no Portal Embrapa