
O objetivo do plantio de culturas fixadoras de nitrato entre duas culturas é promover a fixação do nitrogênio atmosférico no solo. reter o nitrogênio na forma de nitratos para que ele não polua as águas superficiais e subterrâneas durante o inverno. Pode ser plantada uma única cultura ou um mix (por exemplo, gramíneas/leguminosas). Uma boa cultura intermediária fixadora de nitrato também oferece outras vantagens agronômicas para uma fazenda.
Menor lixiviação de nitrato em comparação com o solo descoberto
Após a colheita, o nitrogênio mineral no solo se infiltra nas camadas profundas do solo devido à lixiviação. O nitrogênio está presente na forma de nitratos, um íon altamente solúvel em água, que é o mais prontamente absorvido pelas plantas durante a etapa do ciclo do nitrogênio. Para evitar que ele se infiltre nas camadas profundas e cause poluição, podem ser plantadas culturas intermediárias. Elas são semeadas após a colheita e crescem absorvendo o fertilizante mineral disponível no solo. A literatura científica sobre o assunto é inequívoca: O teor de nitrato na água de drenagem dos terrenos com culturas intermediárias fixadoras de nitrato é geralmente reduzido em mais de 50% em relação aos campos com solo descoberto, ajudando a preservar o ciclo do nitrogênio. e em mais de 75% em condições de chuva.
Culturas fixadoras de nitrogênio, uma reserva de nitrogênio
Os resíduos de culturas deixados no campo, que às vezes são triturados, devolvem uma certa quantidade de nitrogênio ao solo. Isso pode reduzir bastante a necessidade de adicionar fertilizantes minerais, o que significa benefícios econômicos na próxima safra. Isso é conhecido como o efeito “adubo verde”. No entanto, o retorno de nitrogênio ao solo depende de determinadas espécies (especialmente se houver leguminosas na mistura) e de sua relação C/N. Se for muito alta, pode até causar falta de nitrogênio, ou seja, o nitrogênio no solo é necessário para decompor os resíduos lenhosos.
Os nitratos são íons solúveis que se infiltram nas camadas mais profundas do solo, influenciando o ciclo do nitrogênio. Lixiviação é um termo impróprio: é a remoção profunda de elementos não solúveis. Os nitratos são íons solúveis, e agora falaremos mais sobre a lixiviação no contexto do ciclo do nitrogênio.

A melhoria da estrutura do solo com culturas intermediárias facilita a fixação do nitrogênio por meio de bactérias benéficas.
O plantio de culturas de cobertura de inverno tem um efeito positivo sobre a estrutura do solo. Ele protege contra a degradação, reduz a erosão e favorece a fixação do nitrogênio no solo. O desenvolvimento da raiz de culturas fixadoras de nitrato aumenta a capacidade de suporte do solo e promove a fixação do nitrogênio. Quando a cultura de cobertura é destruída, a matéria orgânica enriquece o solo com húmus, melhora a atividade biológica e contribui para a fixação do nitrogênio.

Culturas fixadoras de nitrato: um efeito de rotação na proteção da cultura
Ao alternar as famílias de plantas na rotação, como as culturas fixadoras de nitrato, e ao escolher diferentes famílias de culturas comerciais de uma estação à outra, é possível combater as pragas. A mostarda (crucífera) funciona bem contra nematóides. A facélia (hydrophyllaceae) também é uma boa opção, pois Essa cultura não pertence à mesma família de nenhuma das culturas comerciais, mas pode contribuir para o ciclo do nitrogênio..
“O aumento da biodiversidade em termos de microfauna, macrofauna, insetos e vida selvagem é uma das consequências positivas do plantio de culturas intermediárias fixadoras de nitrato.”
Semeie uma cultura fixadora de nitrato para manter as ervas daninhas sob controle
Assim como no caso das pragas, o plantio de culturas de cobertura que são diferentes das culturas comerciais pode limitar o desenvolvimento de determinadas ervas daninhas. As culturas intermediárias fixadoras de nitrato podem reduzir a lixiviação de nitratos, melhorando a qualidade do solo. rebrota e as ervas daninhas ao competir com elas.
As culturas fixadoras de nitrato também podem ser usadas como culturas secundárias para fornecer forragem adicional para o rebanho e melhorar a fertilidade orgânica do solo.
Check out other articles on the same topic
- Ciclo do Nitrogênio: Perguntas e Respostas sobre Fertilizantes Embrapa
- Perguntas e Respostas sobre Fixação Biológica de Nitrogênio
- Leguminosas como culturas fixadoras de nitrato
- Mix de Plantas de Cobertura: Como Potencializar a Fixação de Nitrogênio
- Fixação Biológica de Nitrogênio: Perguntas e Respostas no Portal Embrapa