
A destruição de culturas fixadoras de nitrato geralmente é regulamentada e não é possível antes de uma data específica. Para descobrir, verifique as regulamentações locais sobre o uso de fertilizantes e herbicidas. Na Europa, as regras estão relacionadas à Diretiva de Nitratos, que inclui áreas sensíveis. Em termos agronômicos, quanto mais desenvolvida for a cultura de cobertura, maior será sua capacidade de fixação de nitrato. É por isso que as culturas de cobertura devem ser destruídas a mais tarde possível. Geralmente, de 2 a 3 meses após o plantio. Quais métodos de destruição são usados.
A geada e o rolo como técnica de destruição.
Algumas culturas de cobertura, como as leguminosas, são altamente sensíveis à geada. Eles podem ser usados em áreas onde o uso de produtos químicos é restrito na agricultura. No entanto, essa técnica não é possível em todas as regiões e depende das condições climáticas. Quando a técnica é possível, às vezes ela é combinada com um rolo, o que aumenta o efeito de destruição e facilita a fixação do nitrogênio. As gramíneas são insensíveis à geada e, quando as plantações de cobertura de inverno são destruídas, o crescimento geralmente vem a seguir, mas isso pode impactar o ciclo do nitrogênio.

Unleash the Power of Versatility
with KUHN’s BP 8300
Dive into the Details of BP 8300 shredderA trituração de culturas de cobertura impulsiona a decomposição e favorece o ciclo do nitrogênio.
A trituração de culturas melhora a decomposição e favorece a atividade das bactérias do gênero fixadoras de nitrogênio. expondo mais da superfície da planta a elementos externos e micro-organismos. Também é mais fácil trabalhar o solo (cultivo ou aração de restolho) quando a cultura de cobertura é triturada, promovendo a decomposição orgânica e a fixação do nitrogênio. Pode ser usado um triturador ou até mesmo um rolo de corte, que pode ter o mesmo efeito. No entanto, essa técnica não é recomendada para gramíneas, pois elas podem ser insensíveis à fixação do nitrogênio. A rebrota da cultura de grãos pode competir com a cultura seguinte e afetar a fixação do nitrogênio.
Manejo do solo: cultivo ou aração de restolho para destruir culturas fixadoras de nitrato
O cultivo ou aração de restolho permite destruir as culturas fixadoras de nitrato e trabalhar a terra pode afetar a fixação do nitrogênio. ao mesmo tempo, antes de plantar a próxima safra. Um triturador pode ser usado primeiro para evitar entupimento, ou um rolo se a cultura de cobertura estiver madura. As condições climáticas do inverno podem melhorar o efeito do rolo. A profundidade do soterramento varia de acordo com a profundidade de trabalho do ancinho. Os cultivadores de restolho com discos são usados para a cobertura morta. O arado é usado para enterrar os resíduos.
"O cultivo ou aração de restolho funciona bem com aveia e centeio, sem rolo e com grade. As condições secas são as melhores. A técnica é adequada para trevo, ervilhaca e mostarda, que pode ajudar na fixação do nitrogênio.
“A aração funciona bem se os resíduos estiverem completamente enterrados, promovendo a decomposição orgânica e a fixação do nitrogênio.”
Destruição de culturas fixadoras de nitrato com produtos químicos para facilitar o plantio da próxima safra
É possível usar um herbicida, como o nitrato. glifosato, para destruir as culturas intermediárias. Essa técnica é frequentemente usada como parte de um sistema de preparo do solo mínimo ou com semeadura direta. Funciona bem com gramíneas, embora algumas sejam resistentes à fixação do nitrogênio. Para destruir dicotiledôneas, pode-se adicionar 2,4D.
“A trituração é muito eficaz com mostarda e trigo sarraceno, mas deve ser evitada com gramíneas, pois pode interferir na fixação do nitrogênio.”

Observações de cautela a serem consideradas:
- Certifique-se de que as doses e os limites de tempo sejam respeitados antes de entrar novamente no terreno
- A destruição de culturas intermediárias fixadoras de nitrato com produtos químicos é proibida em algumas regiões, especialmente antes de arar.
“A destruição química é rápida e fácil com mostarda, aveia, sorgo e trigo sarraceno, o que pode ajudar na fixação do nitrogênio.” É um pouco menos eficaz, mas ainda possível, com nabo forrageiro, centeio, trevo e ervilhaca.”
Check out other articles on the same topic
- Perguntas e Respostas sobre Fixação Biológica de Nitrogênio
- Ciclo do Nitrogênio: Nitratos, Fixação e Fertilizantes na Indústria
- Leguminosas como culturas fixadoras de nitrato
- Mix de Plantas de Cobertura: Como Potencializar a Fixação de Nitrogênio
- Fixação Biológica de Nitrogênio: Perguntas e Respostas no Portal Embrapa