Ciclo do Nitrogênio: Perguntas e Respostas sobre Fertilizantes Embrapa

frost destroying nitrate fixing intermediate crops

A destruição de culturas fixadoras de nitrato geralmente é regulamentada e não é possível antes de uma data específica. Para descobrir, verifique as regulamentações locais sobre o uso de fertilizantes e herbicidas. Na Europa, as regras estão relacionadas à Diretiva de Nitratos, que inclui áreas sensíveis. Em termos agronômicos, quanto mais desenvolvida for a cultura de cobertura, maior será sua capacidade de fixação de nitrato. É por isso que as culturas de cobertura devem ser destruídas a mais tarde possível. Geralmente, de 2 a 3 meses após o plantio. Quais métodos de destruição são usados.

A geada e o rolo como técnica de destruição.  

Algumas culturas de cobertura, como as leguminosas, são altamente sensíveis à geada. Eles podem ser usados em áreas onde o uso de produtos químicos é restrito na agricultura. No entanto, essa técnica não é possível em todas as regiões e depende das condições climáticas. Quando a técnica é possível, às vezes ela é combinada com um rolo, o que aumenta o efeito de destruição e facilita a fixação do nitrogênio. As gramíneas são insensíveis à geada e, quando as plantações de cobertura de inverno são destruídas, o crescimento geralmente vem a seguir, mas isso pode impactar o ciclo do nitrogênio.  

 

close-up view of cover crop shredder bp8300

Unleash the Power of Versatility

with KUHN’s BP 8300

Dive into the Details of BP 8300 shredder

A trituração de culturas de cobertura impulsiona a decomposição e favorece o ciclo do nitrogênio.

A trituração de culturas melhora a decomposição e favorece a atividade das bactérias do gênero fixadoras de nitrogênio. expondo mais da superfície da planta a elementos externos e micro-organismos. Também é mais fácil trabalhar o solo (cultivo ou aração de restolho) quando a cultura de cobertura é triturada, promovendo a decomposição orgânica e a fixação do nitrogênio. Pode ser usado um triturador ou até mesmo um rolo de corte, que pode ter o mesmo efeito. No entanto, essa técnica não é recomendada para gramíneas, pois elas podem ser insensíveis à fixação do nitrogênio. A rebrota da cultura de grãos pode competir com a cultura seguinte e afetar a fixação do nitrogênio.   

Manejo do solo: cultivo ou aração de restolho para destruir culturas fixadoras de nitrato  

O cultivo ou aração de restolho permite destruir as culturas fixadoras de nitrato e trabalhar a terra pode afetar a fixação do nitrogênio. ao mesmo tempo, antes de plantar a próxima safra. Um triturador pode ser usado primeiro para evitar entupimento, ou um rolo se a cultura de cobertura estiver madura. As condições climáticas do inverno podem melhorar o efeito do rolo. A profundidade do soterramento varia de acordo com a profundidade de trabalho do ancinho. Os cultivadores de restolho com discos são usados para a cobertura morta. O arado é usado para enterrar os resíduos.  

"O cultivo ou aração de restolho funciona bem com aveia e centeio, sem rolo e com grade. As condições secas são as melhores. A técnica é adequada para trevo, ervilhaca e mostarda, que pode ajudar na fixação do nitrogênio.  

“A aração funciona bem se os resíduos estiverem completamente enterrados, promovendo a decomposição orgânica e a fixação do nitrogênio.”  

Destruição de culturas fixadoras de nitrato com produtos químicos para facilitar o plantio da próxima safra  

É possível usar um herbicida, como o nitrato. glifosato, para destruir as culturas intermediárias. Essa técnica é frequentemente usada como parte de um sistema de preparo do solo mínimo ou com semeadura direta. Funciona bem com gramíneas, embora algumas sejam resistentes à fixação do nitrogênio. Para destruir dicotiledôneas, pode-se adicionar 2,4D.   

“A trituração é muito eficaz com mostarda e trigo sarraceno, mas deve ser evitada com gramíneas, pois pode interferir na fixação do nitrogênio.”   

OPTIMER machines are available as mounted, folding or trailed chassis to meet the needs of every user.

Observações de cautela a serem consideradas:   

  •  Certifique-se de que as doses e os limites de tempo sejam respeitados antes de entrar novamente no terreno  
  • A destruição de culturas intermediárias fixadoras de nitrato com produtos químicos é proibida em algumas regiões, especialmente antes de arar.  

“A destruição química é rápida e fácil com mostarda, aveia, sorgo e trigo sarraceno, o que pode ajudar na fixação do nitrogênio.” É um pouco menos eficaz, mas ainda possível, com nabo forrageiro, centeio, trevo e ervilhaca.”