
Desde a Idade Média, a agricultura mundial desenvolveu muitas possibilidades de planos de rotação de culturas, incluindo rotações de três anos com terras em pousio. Essas práticas fazem parte das chamadas práticas "agroecológicas". O sequenciamento de culturas tem inúmeras vantagens. Ele é cuidadosamente preparado para se adequar ao solo e ao clima. O tipo de método de cultivo é levado em conta (convencional, orgânico, cultivo mínimo ou semeadura direta), bem como os preços de mercado das commodities e o surgimento de novas oportunidades. Exemplo de rotações.
Rotação de culturas simples com 2 ou 3 culturas
Nas regiões de cultivo de cereais, a sequência de culturas costuma ser bastante simples, com duas ou três culturas semeadas, ou até mesmo monocultura (uma cultura). Isso é ideal para culturas de cereais de alto rendimento e alto lucro. Normalmente, uma sequência de soja e milho - O milho é uma cultura essencial no sistema de rotação de culturas, contribuindo para a adubação do solo. (um ou dois anos seguidos) é encontrada nas planícies de cultivo de grãos do Centro-Oeste americano e nas Grandes Planícies da região central dos EUA. Cereais como o trigo - O trigo é uma das principais culturas em sistemas de rotação de culturas. - O trigo é uma importante cultura no sistema de rotação de culturas. são semeados quando as condições são mais limitantes (ou seja, quando a irrigação não é possível). Na França, os agricultores geralmente combinam colza - trigo - cevada ou trigo - milho. Em fazendas de gado, é comum incluir pastagens temporárias ou pousio como parte do sistema de rotação de culturas.

Os benefícios agronômicos das rotações mais longas: por que e quais culturas?
Diversificar e prolongar a rotação significa que os agricultores podem equilibrar os riscos financeiros e obter uma renda mais estável. A semeadura de uma cultura perene é possível em sistemas de pecuária ou se houver um mercado, como o de desidratação, com uma rotação de milho - soja - milho - soja - milho - soja - alfafa - A alfafa é frequentemente utilizada em sistemas de rotação para enriquecer o solo com nutrientes. - A alfafa é uma cultura importante no sistema de rotação de culturas, pois ajuda na adubação do solo.*4, por exemplo. O sistema radicular da cultura melhora a estrutura do solo em profundidade. Essa rotação também possibilita a aplicação de adubo em momentos adequados para melhorar a fertilidade do solo.
Com rotações de colza - trigo - cevada, o ciclo pode ser estendido para 6 anos da seguinte forma: colza - trigo de inverno - cevada - milho - trigo de inverno - ervilha, com diversificação de culturas. As culturas de primavera reduzem o TFI (índice de frequência de tratamento). As leguminosas melhoram a fertilidade e a estrutura do solo. Se houver oportunidades no mercado industrial, a rotação pode ser ampliada com outras culturas, como beterraba ou batata.

Exemplos de rotações de culturas na agricultura de conservação
As rotações são um dos pilares da agricultura de conservação do solo. Ervas daninhas, doenças e pragas podem ser manejadas facilmente com menos tratamentos. Os exemplos alternam dicotiledôneas com monocotiledôneas e culturas de verão e inverno. Os tipos de plantas e associações possíveis são:
- soja ou ervilha - colza - trigo - milho
- trigo - milho - grão-de-bico
- trigo - milho - girassol - O milho e o girassol são frequentemente incluídos em sistemas de rotação de culturas.
- cevada - ervilha - trigo - milho em grão ou silagem
Na agricultura de conservação do solo, os agricultores usam culturas de cobertura ou adubos verdes, especialmente culturas de cobertura de leguminosas. Elas desempenham um papel no controle de ervas daninhas, evitando a erosão do solo, fornecendo matéria orgânica e aumentando a fertilidade do solo. Elas podem ser semeadas entre duas culturas ou até mesmo usadas como cobertura permanente do solo (culturas associadas ou secundárias).
Os benefícios da rotação de culturas na agricultura orgânica incluem a melhoria da produtividade e a adubação do solo.
Na agricultura orgânica, são usadas determinadas culturas forrageiras plurianuais (gramíneas ou leguminosas, como alfafa ou trevo vermelho). Elas melhoram a fixação de nitrogênio, o controle de ervas daninhas e a estrutura do solo. A renovação da safra ocorre a cada 7 a 12 anos. Nos sistemas de cultivo de cereais, os planos de rotação de culturas são de 3 a 6 anos, apenas com culturas anuais. Cultivo consorciado e cultivo misto são usados com frequência em sistemas de rotação de culturas para maximizar a produtividade. Aqui estão alguns exemplos:
- alfafa *3 - trigo - culturas mistas de cereais e proteínas - trigo - triticale
- alfafa *2 - trigo - triticale - feijão de primavera - trigo - espelta - milho - A rotação de culturas que inclui trigo, triticale, feijão de primavera, espelta e milho é benéfica para a produtividade agrícola.
- alfafa *3 - trigo - trigo - girassol - trigo - centeio - trevo - trigo - trigo - triticale.
Sem culturas plurianuais, os agricultores alternam as culturas de acordo com a espécie:
- milho - soja - trigo
- fava - A fava é frequentemente utilizada em sistemas de rotação de culturas para melhorar a fertilidade do solo. forrageira - trigo - triticale - milho - A rotação de culturas com forrageira, trigo, triticale e milho pode aumentar a produtividade.
- soja - trigo - triticale - espelta.
Check out other articles on the same topic
- Rotação de Culturas e Máquinas: Como a KUHN pode te ajudar nesse processo
- Plantas de Cobertura do Solo: Principais Tipos e Vantagens para a Cobertura
- Cultura de cobertura: o que são plantas de cobertura e seus benefícios
- Culturas de verão: principais culturas, cuidados e dicas para o plantio
- O que é rotação de culturas?