Notícias e eventos
blog

Soja: dicas para a fase final do manejo da lavoura até a colheita

Algumas orientações nunca são demais para o garantir o potencial máximo da produção, conforme a colheita se aproxima.

Mesmo com a chuva, a colheita da soja avança significativamente, com os trabalhos no campo avançando diante do calor e acumulados de água. Em todo o país, a expectativa é grande para a colheita de soja.

Estimativas recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam um volume de produção em torno de 153,5 milhões de toneladas na safra 2022/23. No aguardo dos resultados, os agricultores devem estar atentos à fase final de manejo e à colheita, com algumas orientações:

Tecnologia de aplicação, com a manutenção e regulagem de pulverizadores

A pulverização é uma das atividades que merecem atenção redobrada. Além das perdas que podem ser causadas pelo amassamento das culturas e má conservação dos equipamentos, é possível ter perdas financeiras e de produto devido às calibrações inadequadas.

Utilizar mão de obra capacitada para realizar as atividades

A mão de obra qualificada é um desafio constante para a agricultura. As máquinas e os demais equipamentos precisam ser operados por profissionais devidamente habilitados, e esse tipo de capacitação é fornecida pelo empregador.

Seletividade de produtos para o cultivo da soja

Existem dois tipos de seletividade: a ecológica, na qual se utiliza os produtos químicos de forma que não atinjam diretamente os inimigos naturais, baseando-se nas diferenças ecológicas e comportamentais entre ele e a praga.

E a seletividade fisiológica, que é voltada às diferenças fisiológicas entre pragas, predadores e parasitoides. A seletividade pode ser referente à dose utilizada ou ao modo de ação.

Olho no clima

O manejo eficiente deve levar em conta uma série de fatores, entre eles o clima antes e durante a proteção das plantas. Evite realizar pulverizações horas antes da ocorrência de chuva, ou na presença de orvalho.

Outros notícias

Todas notícias