Notícias e eventos
Know-how

5 práticas de administração rural para levar o seu negócio para outro nível

Toda propriedade rural envolve uma grande quantidade de atividades, custos, objetivos e variáveis. Ou seja, é um negócio. E como todo negócio, para ter sucesso e crescer, é necessário ser bem gerenciado.

person on field

Para administrar uma fazenda é necessário ter uma visão ampla, especialmente nas áreas financeiras e de pessoas. Saber administrar seu negócio rural é primordial para atingir os seus objetivos, por isso trouxemos 5 práticas de administração que vão te ajudar a chegar lá.

 

1) Finanças organizadas

O primeiro passo aqui é registrar todas as receitas e despesas, item por item. Parece óbvio, mas muitos produtores acabam deixando de lado essa importante tarefa.

Administrar bem o seu agronegócio começa por um controle financeiro, sabendo quais são os seus maiores custos de produção e receitas. Com mais dados você vai tomar decisões mais eficazes e melhorar os seus resultados.

Uma boa gestão financeira vai garantir que não faltará dinheiro antes da colheita e que a sua safra será lucrativa.

 

2) Planejamento

Uma gestão profissional passa por um planejamento de qualidade. Utilize conceitos básicos da administração para começar, como visão, missão e valores e a partir daí crie planos de ação.

Defina a proposta de valor, parceiros, recursos, estrutura de custos, canais de distribuição e elementos importantes para o seu negócio. Com esses itens definidos e planejados você não se tornará refém do acaso.

 

3) Gestão de Estoque

Os erros no controle de insumos e fertilizantes, a falta de produtos e os custos extras são problemas que podem ser evitados com a gestão e controle do estoque do seu negócio.

Se caso faltar insumos você vai pagar um preço maior em cima da hora, isso se tiver a sorte de encontrar o que procura. Essa falta de gestão pode paralisar toda a operação agrícola e acabar atrasando a sua produção. 

Se quiser se aprofundar nesse assunto, acesse o artigo “Melhore a produtividade da sua lavoura através da gestão de compras”.

 

4) Agro é feito por pessoas

Assim como em qualquer outro negócio, a administração rural precisa estar de olho nas pessoas. Você irá colher bons resultados se garantir a boa performance da sua equipe.

Primeiramente faça boas contratações, dessa forma a gestão será mais fácil. E não se esqueça de investir em cursos e treinamentos, colaboradores qualificados trazem maior produtividade e retorno para o negócio.

Lembre-se de incentivar a equipe, as pessoas precisam saber como fazer e o porquê estão fazendo o trabalho.

 

5) Registre, monitore e melhore

Esse provavelmente é um dos pontos mais esquecidos nas propriedades rurais. Registrar absolutamente tudo vai deixar você no comando e com dados para tomar as melhores decisões.

Algumas informações que são fundamentais você ter registrado:

  • Principais pragas, plantas daninhas e doenças e o que foi usado para combatê-los;
  • Pessoas, fornecedores e parceiros com quem pode contar;
  • Insumos e produtos importantes;
  • Manutenção de máquinas e equipamentos (Leia um artigo sobre isso).

 

Dessa forma, você cria um histórico e pode consultar futuramente para tomar melhores decisões. E na próxima safra, você já vai saber quais os principais problemas da propriedade e procurar soluções efetivas, como defensivos agrícolas mais recomendados.

Com a velocidade das inovações e informações, uma fazenda bem administrada é fundamental para os produtores que querem manter e aumentar sua produtividade e lucratividade no longo prazo.

 

Outros notícias

Todas notícias