Melhore a produtividade da sua lavoura através da gestão de compras
Você já imaginou o quanto a sua fazenda ganharia se diminuísse as perdas de produtos, os erros no controle de insumos e os custos extras?

Aumentar a lucratividade e eficiência em um negócio agrícola passa necessariamente por uma gestão e controle de compras.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a planejar as compras, escolher fornecedores e controlar o estoque para aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade da sua fazenda.
Escolhendo fornecedores
O primeiro passo é buscar uma rede de fornecedores que possam te atender de forma rápida e com um bom custo/benefício.
Preste atenção nesses pontos:
- Preço e valor;
- Quantidades mínimas;
- Flexibilidade mínima;
- Qualidade dos produtos oferecidos;
- Ter os produtos que sua propriedade precisa na hora certa;
- Logística de carga e descarga;
- Reputação do fornecedor.
Agora que você já criou sua rede de fornecedores confiáveis é importante trabalhar o relacionamento com eles. Isso pode facilitar a negociação e garantir os melhores preços e assistência técnica que podem fazer a diferença.
Planejando suas compras
Chegou a hora de planejar as suas compras. Para isso, é importante você avaliar o histórico de consumo de materiais da sua fazenda e projetar a demanda de acordo com o planejamento da nova safra que será plantada. E não se esqueça de colocar no papel os prazos dos fornecedores.
Nesse momento é importante avaliar as condições financeiras do negócio e como será feito o pagamento dessas compras.
Controlando o estoque
Os erros no controle de insumos e fertilizantes, a falta de produtos e os custos extras são problemas que podem ser evitados com a gestão e controle do estoque da fazenda.
Faça uma lista dos materiais e insumos que podem impactar negativamente na produtividade do seu negócio. Coloque em ordem de prioridade com as quantidades e estimativa de demanda de cada item.
Além da falta, o excesso também pode gerar prejuízos, é importante gerenciar a compra e a demanda para você não ficar com dinheiro “parado” por muito tempo, e também não perder produtos pela data de vencimento.
O processo de controle de estoque passa pelas seguintes etapas:
- compra de produtos e insumos;
- chegada dos itens;
- conferência das compras para registro de estrada;
- estocagem;
- requisição do produto;
- saída do produto e o seu respectivo registro;
- registro de custos.
Um inventário bem organizado e atualizado, além de reduzir desperdícios e custos extras, pode te trazer dados importantes para melhorar a produtividade. Analise periodicamente esses dados para tirar ensinamentos e sempre melhorar o processo.
Conclusão
Apesar de parecer complexas e trabalhosas essas práticas, elas profissionalizam a sua fazenda e trazem muitos benefícios a médio e longo prazo.
Com informações mais precisas você tomará decisões mais assertivas, tornando a sua propriedade rural mais produtiva e sustentável no longo prazo.
Outros notícias

5 práticas de administração rural para levar o seu negócio para outro nível
Toda propriedade rural envolve uma grande quantidade de atividades, custos, objetivos e variáveis. Ou seja, é um negócio. E como todo negóci...
Continuar lendo
Entenda as fases da bovinocultura de corte
A pecuária de corte é baseada em três principais fases, são elas: cria, recria e engorda. Entender o processo e os objetivos de cada uma del...
Continuar lendo
Grupo KUHN, anuncia a assinatura de um acordo para adquirir KHOR Industrial Ltda no Brasil
Grupo KUHN, fabricante líder de máquinas agrícolas, anuncia a assinatura de um acordo para adquirir KHOR Industrial Ltda no Brasil
Continuar lendo