Notícias e eventos
Know-how

Quais os cuidados com o rebanho no inverno?

O inverno pode representar um dos períodos mais críticos para quem trabalha com rebanho, pois os bovinos podem sofrer bastante em épocas com quedas consideráveis na temperatura.

Gado Inverno Cuidados

E isso pode representar perdas econômicas, uma vez que bovinos com saúde afetada irão entregar sempre abaixo daquilo que era planejado. Por isso, é fundamental conhecer alguns cuidados básicos e, até mesmo, específicos, a depender da região em questão, que devem ser tomados para preservar o rebanho durante o inverno.

É importante destacar que os cuidados que devem ser tomados pelo pecuarista durante o inverno não se limitam apenas à saúde dos bovinos em si. Também é necessário considerar a questão da alimentação. De fato, saúde e alimentação do rebanho são fatores fundamentais para que o bem-estar dos animais seja preservado, mesmo nas piores fases do inverno.

Doenças que podem surgir no inverno

Esse é um dos cuidados mais importantes durante o inverno, pois o rebanho pode ter que lidar com doenças como pneumonia, por exemplo. A queda na temperatura bem como altas concentrações de poeira podem contribuir para uma maior chance de os animais contraírem essa doença. Molhar o chão com frequência para evitar poeira é uma ótima forma de prevenir esse problema. Evitar esse tipo de doença é uma tarefa importante, haja vista o alto risco de contaminação para os demais animais do rebanho.

Alimentação

A alimentação é um dos principais fatores que influenciam na entrega de resultados do rebanho. Durante o inverno, apesar de estar mais alto, o pasto acaba perdendo alguns nutrientes nos dias mais frios, sendo a proteína uma das mais afetadas nesse processo. Por isso, é essencial investir na suplementação de forma a garantir o valor proteico necessário das pastagens. Esse é considerado um ponto estratégico na época de inverno, uma vez que o baixo valor proteico da pastagem nesse período trará problemas relacionados à ruminação.

Ruminação

Com pastagens apresentando nutrientes abaixo do recomendado, o resultado prático é uma menor quantidade de micro-organismos ruminais. Em outras palavras, o tempo no qual o alimento fica retido no rúmen irá aumentar e, consequentemente, há um menor consumo de nutrientes por parte do gado. Além disso, outro problema grave é que essa ausência de proteínas e nutrientes essenciais fará com que os animais retirem esses nutrientes das próprias musculaturas. Assim, investir em silagem de milho ou sorgo, capim e capim in natura são algumas opções interessantes nesse período.

Proteção dos animais contra fortes ventos

O vento frio também é um problema e tanto para o rebanho durante o inverno. Sendo assim, é preciso dispor de estruturas que amenizem esse tipo de situação, principalmente no período da noite. Pecuaristas com recursos financeiros podem investir em galpões, que é o ideal. No entanto, quem não dispõe de capital para isso pode deslocar o gado para locais com árvores de copas densas e arranjadas em formato de corredor. As árvores bloqueiam parte dos ventos e a proximidade dos bovinos gera mais calor.

Queima do pasto

Em tempos de geada, quando a temperatura cai tanto que acaba queimando parte do pasto, é preciso tomar cuidados especiais. O primeiro deles é manter entre 10 e 12 animais por hectare. Além disso, o pecuarista deve preparar uma mistura de sal com ureia para que os bovinos consumam o pasto mais rapidamente, evitando assim a perda total.

Os cuidados especiais do gado durante o período do inverno é algo essencial para garantir a segurança, saúde e bem-estar dos animais nessa época crítica. Os cuidados devem abranger desde questões envolvendo alimentação até a estrutura onde o rebanho é alocado, pois é no inverno que problemas como subnutrição e doenças específicas da época começam a surgir e atrapalhar a produção.

Kuhn Brasil

Kuhn Brasil traz o que há de melhor no mundo das máquinas agrícolas para que o agricultor brasileiro consiga otimizar seus resultados.

Com isso, a líder de vendas mundial quando o assunto é máquina agrícola oferece os melhores equipamentos para cultivos, pecuária e fenação, além de eletrônicos e serviços exclusivos que ajudam a monitorar os resultados na fazenda.

Para conhecer um pouco mais da Kuhn Brasil é só clicar aqui.

Outros notícias

Todas notícias