Notícias e eventos
Know-how

Principais características e benefícios do caqui

De cor alaranjada, sabor adocicado e consistência firme e crocante, o caqui fuyu é um fruto proveniente da China, muito apreciado pelo seu sabor e propriedades nutritivas. Bastante versátil, o caqui fuyu pode ser consumido sozinho e também pode ser utilizado como ingrediente em diversas preparações, tais como geleias, doces, sorvetes e saladas.

caqui

Quer conhecer melhor as suas características e benefícios? Então fique até o final e saiba todos os detalhes do caqui fuyu e as características necessárias para o seu cultivo.

O CAQUI FUYU

Há diversas espécies de caqui e cada uma reúne características diferentes. Dentre as variedades existentes, vale citar as espécies Rama Forte, Taubaté, Giombo e, como não poderia deixar de ser, a espécie Fuyu.

O que diferencia uma espécie da outra é a consistência da polpa e a coloração da casca, que pode variar de vermelho a alaranjado. O Caqui Rama e o Caqui Taubaté possuem casca de cor vermelha e polpa com consistência mole. Já o Giombo e Fuyu contam com uma casca de coloração mais alaranjada e uma consistência mais firme e crocante na polpa.

CAQUI FUYU: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Além de delicioso e versátil, o caqui fuyu reúne diversas propriedades nutricionais fundamentais para o bom funcionamento do organismo, sendo riquíssimo em vitaminas, minerais essenciais e antioxidantes.

A seguir, compilamos as suas principais propriedades nutricionais:

  • Rico em Vitaminas A, B1, B2 e C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a aparência e saúde da pele, unhas e cabelos e ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico humano;

  • Rico em antioxidantes, combate os radicais livres;

  • Possui fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam na sensação de saciedade, podendo ser um poderoso aliado para quem precisa fazer dieta para perda de peso.

Devido a todas essas propriedades, o caqui fuyu é considerado por médicos e nutricionistas um alimento funcional e a sua procura cresce a cada dia, uma vez que é crescente o número de pessoas preocupadas em manter uma alimentação saudável e equilibrada, ainda mais no contexto pós pandemia.

CULTIVO DO CAQUI FUYU

Características ambientais

A espécie caqui fuyu é de fácil cultivo, não exigindo grandes espaços. Portanto, pode ser plantado por pequenos produtores agrícolas em pequenos espaços. Para se ter uma ideia, é possível cultivá-lo inclusive em vasos como peça ornamental, além do plantio comercial, em largar escala, em grandes áreas.

O caquizeiro é uma árvore que exige pouca manutenção. O cultivo deve ser feito em solo fértil de boa qualidade, com bom sistema de drenagem e boa irrigação. A espécie gosta bastante de água. Portanto, em regiões mais secas, em que não costuma chover com certa regularidade, é preciso irrigá-lo mais vezes, especialmente na época dos frutos.

Outro detalhe não menos importante é que o caquizeiro aprecia a luz do sol. Desta forma, é importante garantir que receba sol em quantidade suficiente.

Época da colheita

Geralmente a colheita acontece entre os meses de fevereiro e março, ou seja, no final do verão e durante o outono. Porém, dependendo da região onde o caqui fuyu é cultivado, é possível encontrar frutos durante o inverno, especialmente nos meses de junho e julho.

Regiões do país onde o caqui fuyu é cultivado

No Brasil, a principal região de cultivo do caqui fuyu é o Sul e o maior produtor é o Estado do Rio Grande do Sul, devido ao clima subtropical, que melhor se adéqua às características da espécie. Porém, o cultivo do fruto também tem forte presença no Estado de São Paulo.

A maior parte da produção é destinada para o consumo da fruta in natura. Outra parte é destinada à indústria para produção de pasta e vinagre.

KUHN BRASIL

Líder mundial na indústria de máquinas agrícolas, a KUHN utiliza toda a sua experiência para fornecer aos pequenos e grandes produtores agrícolas a melhor oferta de produtos e serviços do setor.

Utilizando tecnologia de ponta, a KUHN tem como missão ajudar o produtor rural a produzir mais com menos área e recursos, contribuindo, assim, com a preservação ambiental para a presente e futuras gerações.

Conheça todas as nossas soluções, clicando aqui.

Outros notícias

Todas notícias