Notícias e eventos
Know-how

Por que a preparação do solo é importante para a produtividade?

Um dos assuntos mais importantes para o produtor agrícola que trabalha com plantações é o estado do solo, fundamental para garantir uma boa produtividade. Dessa forma, é importante tomar medidas para garantir que os resultados sejam os melhores possíveis em todas as épocas do ano, sendo que a preparação do solo desempenha um papel central nessa questão.

skarific

Fazer a preparação adequada do solo é tão importante quanto investir nos melhores cultivares e defensivos agrícolas para proteger o plantio. Essa tarefa também é muito relevante para que o produtor descubra quais são as características peculiares daquele terreno em questão, se todos os nutrientes necessários para determinada plantação estão presentes ou precisarão ser incrementados, além de estudar as possíveis adaptações necessárias para que a produtividade não seja afetada pela condição do solo.

Tipos de preparação do solo

Entender quais são as principais técnicas utilizadas na preparação do solo é um importante passo para determinar qual delas é a mais indicada para determinado tipo de plantação. Um dos tipos mais comuns hoje em dia é a aração, que consiste na inversão de camadas do solo. O principal objetivo com esta técnica é justamente o rompimento da estrutura física do solo para ele ser adaptado ao plantio em questão.

Uma forma mais delicada de fazer o preparo do solo é por meio da escarificação, uma vez que nesta técnica não é feita a inversão de camadas do solo ou até mesmo revolvimento, ainda que as camadas sejam rompidas.

Além disso, também existe a gradagem, uma técnica realizada geralmente logo após a aração. Após o processo de aragem, alguns torrões são formados no solo em decorrência da pressão exercida pelos implementos. Com isso, a gradagem fica responsável por romper os torrões.

O uso dessas técnicas irá variar de acordo com o plantio:

  • Convencional: consiste em, pelo menos, uma aragem e duas gradagens. O objetivo dessa técnica é justamente um controle mais preciso das pragas além de quebrar os torrões para facilitar a plantação de sementes.

  • Direto: não haverá qualquer tipo de revolvimento do solo, sendo que ele será preservado por meio de uma camada de matéria orgânica resultante da rotatividade de culturas.

  • Semidireto: assim como o caso anterior, irá utilizar matéria orgânica sobre o solo, no entanto, ela será removida e a semeadura será feita diretamente na superfície do solo.

  • Cultivo mínimo: exige a menor quantidade possível de revolvimento do solo e acaba demandando menos recursos para preparar o solo.

Como as máquinas auxiliam na preparação

O uso de implementos agrícolas é essencial nessa etapa de preparação do solo. Um exemplo deles é o arado, máquina responsável por preparar o solo para cultivo de plantas. O arado revolve as primeiras camadas do solo, enterrando restos de cultivos e melhorando a infiltração do solo.

As grades, por sua vez, são os implementos responsáveis por elevar o nível das condições para semeadura, desenvolvimento, germinação e produção das plantas. São as mais usadas no sistema convencional.

O subsolador age nas lavouras onde o solo está muito compacto. Essa máquina consegue perfurar o solo com suas hastes metálicas e fazer o processo de descompactação do terreno.

Além disso, existem as enxadas rotativas que atuam na preparação do solo por meio de uma única operação, bem como o rolo da faca que faz o manejo da reserva, além de restos de plantios anteriores que atrapalham o processo de semeadura.

O uso de máquinas agrícolas durante esse processo é indispensável para atingir um excelente padrão de qualidade

Kuhn Brasil, líder mundial em vendas quando o assunto é máquina agrícola, é a grande parceira do produtor brasileiro que está em busca do que há de melhor na área de implementos agrícolas. Máquinas repletas de tecnologia, para todas as áreas da produção agrícola e total suporte ao cliente são alguns dos diferenciais da Kuhn Brasil.

Para conhecer todas as máquinas agrícolas da Kuhn Brasil é só clicar aqui.

Outros notícias

Todas notícias