Notícias e eventos
Know-how

Por que o manejo de pastagem é fundamental para o aumento da produtividade?

A produtividade a longo prazo e a qualidade das pastagens dependem da boa capacidade de gestão. Para cultivar com sucesso pastagens anuais e perenes, é importante considerar a influência de fatores como solo, clima, pragas e pastoreio em cada espécie em particular.

Manejo

Mesmo com o aumento dos custos de pastagem, as pastagens ainda são a ração mais barata disponível para o rebanho bovino.

Quando as pastagens são continuamente sobrepastoreadas, porém, as plantas ficam enfraquecidas, muitas espécies produtivas morrem, e variedades improdutivas tomam o seu lugar. Os sistemas radiculares pobres permitem o escoamento de água e isso leva à erosão, enfraquecimento da cobertura de grama e infestação de patógenos.

Independentemente do tamanho da fazenda, se há muitos hectares e centenas de animais ou alguns hectares de pasto com um pequeno rebanho, um bom manejo do pasto traz inúmeros benefícios.

1. Saúde animal, crescimento e desenvolvimento

Um pasto bem administrado fornece forragem nutritiva para os animais. Forragens de alta qualidade são essenciais para sistemas eficientes e produtivos de pastagem de gado. Um bom manejo do pasto também proporciona um ambiente mais saudável para os animais, reduzindo plantas tóxicas e insetos e doenças nocivas. Maior produtividade, menos visitas do veterinário e menores taxas de mortalidade contribuem para a rentabilidade em geral.

2. Redução dos custos de ração

Um pasto bem administrado produz mais forragem para pastagem, silagem ou feno do que um pasto mal administrado. Este aumento da produção de forragem pode suportar mais animais por hectare ou reduzir a necessidade de ração comprada, aumentando a lucratividade.

3. Manejo da terra

Pastagens bem manejadas são boas para o meio ambiente. Elas capturam dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera, liberam oxigênio (O₂) para podermos respirar, protegem as perdas do solo contra a erosão do vento e da água, e enriquecem o solo com matéria orgânica de seus extensos sistemas radiculares.

Estes benefícios levam à melhoria da saúde e da qualidade do solo e à reciclagem eficaz dos nutrientes. Além disso, o bom manejo do pasto reduz a compactação do solo, permitindo um uso mais eficaz da precipitação através de uma melhor infiltração e um melhor armazenamento da umidade do solo.

4. Belas paisagens

Pastagens bem gerenciadas são esteticamente agradáveis. Tanto os residentes rurais quanto os urbanos valorizam as paisagens pastoris. Uma melhor aparência das pastagens poderia aumentar o valor da propriedade e proporcionar benefícios a curto e médio prazo para você, seu gado e o meio ambiente.

5. Melhorias na fertilidade

Determine o nível de nutrientes no solo, testando-o. Fertilize conforme necessário. O bom manejo da pastagem faz girar o gado para todas as partes do pasto, rotacionando assim também o esterco e a distribuição de nutrientes.

Ao implementar boas práticas de manejo, o pasto pode fornecer boas forragens por vários anos. Quando se trata do manejo de suas pastagens, não é possível se dar ao luxo de sentar e ignorar este precioso terreno de alimentação.

KUHN BRASIL

A Kuhn é referência em implementos agrícolas no Brasil e no exterior, e o seu melhor parceiro no agronegócio.

Acesse o site e conheça toda a linha de semeadoras, plantadeiras, pulverizadores, enleiradores, enfardadoras, segadoras, entre outros.

Outros notícias

Todas notícias