Notícias e eventos
blog

Plantio em pequenas áreas: quais cultivares podem render bem na sua propriedade

As pequenas propriedades representam uma parte importante da produção rural, com um impacto que é sentido em todo o país.

Plantio em pequenas áreas: quais cultivares podem render bem na sua propriedade

Muitos alimentos chegam à nossa mesa graças às menores propriedades - e é interessante para o produtor saber quais cultivares podem ser mais rentáveis e com menos perspectiva de perdas. Confira alguns deles:

1. Alface

A Alface é uma cultura lucrativa para pequenos espaços, que pode ser plantada em todo o território nacional.

Outro aspecto que torna essa cultura lucrativa é que seu ciclo é curto, entre 30 e 40 dias. E a produção ocorre durante o ano inteiro.

2. Pepino

Seu ciclo é curto, de 60 a 70 dias, além da alta produção. Você sabia que um hectare pode produzir até 70 toneladas de pepino?

3. Cana de açúcar

A cana de açúcar é uma cultura muito produtiva por área, além de apresentar a possibilidade de ser trabalhada para vender produtos com alto valor agregado.

Atualmente, a cana é adaptada a várias áreas do país, podendo ser plantada facilmente do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.

4. Uva

A uva é uma fruta com valor agregado muito alto, além de apresentar fácil industrialização. 

Atualmente, a demanda por uva é muito alta. Por isso, dificilmente haverá perda de material caso você opte por essa cultura lucrativa.

5. Tomate

A cultura de tomate apresenta uma demanda altíssima. Tanto para o consumo in natura quanto para produtos industrializados feitos com o tomate.

O cultivo de tomate é trabalhoso, no entanto, possui um alto valor agregado e é o tipo de safra que é muito lucrativa.

Agricultura familiar

Grande parte dessas propriedades fazem parte da agricultura familiar, que possui cerca de 4 milhões de estabelecimentos destinados ao setor. Inclusive, o setor é responsável por abrigar mais de 10 milhões de pessoas quando o assunto é mão de obra ativa.

A versatilidade na produção é um dos motivos que fazem da agricultura familiar um setor importante para a economia brasileira.

Por isso, é possível encontrar produtores com cultivo de apenas um tipo de alimento, bem como aqueles que concentram as atividades em uma produção mais diversificada.

Outros notícias

Todas notícias