Notícias e eventos
Know-how

Plantabilidade, como ela afeta a produtividade no campo?

Todos agricultores desejam ter boas safras, tanto em quantidade como qualidade, mas para isso é preciso atenção a vários processos importantes. Um deles chama-se plantabilidade - sendo o processo de distribuição uniforme das sementes no campo, em termos de espaçamento e profundidade, feito pela semeadora. Esse processo favorece o aproveitamento não só do espaço de plantio como também da água, luz solar, nutrientes do solo, etc.

Plantabilidade

Para que a plantabilidade seja bem-sucedida, o agricultor precisa preparar bem o solo e analisar as máquinas que farão o trabalho, realizar a manutenção periódica para evitar imprevistos e até mesmo prejuízos maiores com a lavoura. Outro ponto importante é a escolha do disco, durante a regulagem da plantadeira para o plantio o agricultor precisa decidir especificamente o tamanho do disco, o tipo de disco e o anel que melhor atende às suas necessidades.

Felizmente, nos dias atuais, podemos contar com o auxílio da tecnologia para ter resultados melhores com maior garantia de sucesso. Com a tecnologia de melhoramento genético é possível ter grãos de alta qualidade, mais resistentes, e taxas elevadas de germinação. Defensivos agrícolas que protegem as mudas de ataques de insetos, ervas daninhas e doenças que naturalmente surgem nas lavouras.

As próprias máquinas podem ser consideradas um avanço tecnológico aplicado na agricultura, mas hoje em dia, a tecnologia chegou a um ponto nunca imaginado. A agricultura digital, é como chamamos a agricultura que utiliza informática aplicada no manejo e na gestão das plantações, já existem aplicativos onde é possível monitorar as plantações remotamente pelo smartphone, computador ou tablet.

Dentre os fatores que podem afetar negativamente a plantabilidade, geralmente estão associados o maquinário e como estão regulados. Você pode estar se perguntando qual seria o resultado de usar uma máquina mal regulada na plantação, e a resposta é: linhas duplas e linhas falhas. As linhas duplas, como o próprio nome sugere, são duas plantas muito próximas que acabam competindo entre si e afetando negativamente seu crescimento e produção. As linhas falhas são espaços sem nenhuma planta, eles resultam numa baixa produtividade pela falta de plantas.

Vale ressaltar que a qualidade das sementes também é um fator importante, mesmo que você trabalhe bem a plantabilidade, o uso de sementes sem boa procedência pode resultar em uma péssima safra. É essencial utilizar sementes de alta qualidade, com alto grau de vigor e germinação, somado ao uso correto da plantabilidade, sua taxa de sucesso será alta.

Outro ponto que afeta diretamente a plantabilidade, mas que é ignorado por muitos agricultores é a velocidade do plantio. Quando as sementes são semeadas em uma velocidade muito alta, elas são distribuídas de forma irregular, gerando falhas de espaçamento, e também prejudicam o dosador reduzindo a profundidade da semeação, isso dificulta a capacidade de germinação das plantas. O que se recomenda é que no caso dos dosadores mecânicos a velocidade seja de 4 a 6 km/h já nos dosadores pneumáticos a velocidade deve chegar no máximo a 8 km/h.

Com muita criatividade e competência a KUHN Brasil fabrica e comercializa implementos agrícolas inovadores e de alta qualidade, atendendo às diversas necessidades da agricultura em todo o mundo.

Estes maquinários são especialmente desenvolvidos para suprir as necessidades e gerar os melhores resultados no campo, fornecendo aos clientes a melhor experiência de compra e o retorno máximo de seus investimentos.

Outros notícias

Todas notícias