Notícias e eventos
Know-how

A influência do plantio na produtividade final de uma lavoura

Responsável pela definição do potencial produtivo das culturas, o plantio é a etapa mais importante do processo de produção de uma lavoura. Todos os tratos culturais realizados na sequência, como o uso de defensivos para o controle de pragas ou doenças, a adubação em cobertura, a irrigação nos períodos de seca e a própria colheita, tem por objetivo dar continuidade ou preservar o processo iniciado durante o plantio.

Plantadeira KUHN

Um plantio com qualidade deve possibilitar as condições ideais para que as sementes, previamente dosadas para uma população de plantas desejada, germinem de maneira rápida, uniforme e distribuídas de forma equidistantes no sulco de semeadura. Uma plantadeira mal regulada ou que não possua os recursos necessários para proporcionar uma boa plantabilidade, pode afetar de maneira significativa o estande de plantas e limitar o potencial produtivo da cultura, interferindo negativamente na produtividade final da lavoura.

 

Plantabilidade

 

No Brasil, o plantio é realizado em aproximadamente 20 tipos diferentes de solo com textura, teor de argila, areia, com ou sem a presença de pedras e inúmeras possibilidades de culturas para a formação da cobertura vegetal. Uma plantadeira deve possuir recursos para fazer o plantio com qualidade em todas essas situações. Portanto, é fundamental que a máquina possua ajustes e opções que possibilitem adequar sua capacidade de plantio às mais variadas condições de trabalho.

Uma plantadeira ideal, deve realizar com êxito as principais etapas do processo do plantio:

  • Corte eficiente da palha;
  • Abertura do sulco;
  • Dosagem e posicionamento do adubo abaixo da semente;
  • Dosagem e deposição da semente em profundidade e espaçamento uniforme;
  • Fechamento do sulco;
  • Compactação das sementes.

A plantabilidade, portanto, consiste na capacidade da plantadeira realizar com eficiência todas as etapas descritas acima. A manutenção da profundidade de deposição das sementes constante aliado ao perfeito contato das sementes com o solo para absorção da umidade, são fatores determinantes para uma germinação com qualidade. Na prática, isso pode ser observado quando a germinação ocorrer de maneira uniforme nas diferentes condições terreno e palhada.

 

Corte da palha

 

O plantio com qualidade começa com o corte eficaz da palha. Os diferentes formatos e diâmetros de discos para realizar essa função são reflexo da grande diversidade de solos e palhadas onde são utilizados. Para facilitar o trabalho em curvas, os discos de corte possuem movimentação lateral, além de mecanismo que possibilita variar sua pressão sobre o solo.

 

Dosagem e adubação

 

Os dosadores para o adubo são responsáveis por capturar a quantidade de fertilizante previamente ajustada e liberá-lo no tubo que o conduzirá até o fundo do sulco.

Os sulcadores do adubo posicionam o fertilizante em profundidade abaixo e ao lado das sementes, evitando o contato direto entre ambos:

  • Discos duplos defasados: os discos são mais eficientes em volumes maiores de palha e proporcionam baixa remoção de solo, favorecendo o fechamento do sulco e, consequentemente, possibilitam uma maior velocidade de trabalho.
  • Facões: já os sulcadores tipo facão, são ideais para eliminar a compactação superficial do solo. As opções de facão com desarme/rearme automático ou com disco aproximado são ideais para solos com presença de pedras ou raízes, favorecendo o trabalho com total segurança e praticidade.

 

Oscilação das linhas de plantio

 

A capacidade de acompanhar as variações do relevo durante o plantio é fundamental para a manutenção da profundidade constante de deposição da semente no sulco. Para essa função, são utilizados dois sistemas principais:

  • Linhas pivotadas: nesse sistema a oscilação da linha de plantio é realizada de maneira pivotada, ou seja, presa a um ponto frontal da plantadeira. O seu uso em áreas relativamente planas, é uma solução simples e prática para uma boa uniformidade de semeadura.
  • Linhas pantográficas: Os quatro pontos móveis aliados a um sistema de mola interna com pressão ajustável, possibilita a oscilação vertical necessária para o plantio com qualidade nas condições de terreno mais desafiadoras. A presença de tecnologias que dispensam a lubrificação das articulações dos pantógrafos diariamente economiza tempo e são diferenciais que aumentam a produtividade e a vida útil do equipamento.

 

Dosagem e deposição de sementes

 

Os dosadores de sementes são responsáveis pela população de plantas e sua distribuição na linha de semeadura. Os dosadores mais usados são:

  • Discos alveolados: cada cultura possui discos adequados ao diâmetro da semente. É importante que a classificação do disco usado (número, diâmetro dos furos e forma) seja de acordo com as sementes utilizadas.
  • Sistemas pneumáticos: proporcionam ótima singulação de sementes mesmo em velocidades elevadas sem ocasionar danos mecânicos às sementes.

A uniformidade de deposição da semente em profundidade no solo é tão importante quanto o seu espaçamento dentro do sulco. Alterações na profundidade das sementes irão interferir no momento da germinação. Sementes mais profundas ou com pouco contato com o solo tendem a demorar mais para germinar. Como as plantas concorreram por nutrientes e luminosidade, as plantas que largarem em desvantagem serão menos produtivas do que outras. As perdas também ocorrem pelo espaço na linha de plantio que ficou vazio onde poderia haver uma planta produzindo normalmente.

 

Limitação da profundidade

 

As rodas limitadoras são usadas para fazer o ajuste fino na profundidade do plantio. Dependendo das condições de trabalho, existem várias configurações disponíveis para um trabalho com qualidade:

  • Rodas limitadoras largas com raios: geralmente usados em terrenos arenosos e pouco compactados - o aro raiado evita embuchamento causado pelo acúmulo de materiais durante o plantio;
  • Rodas limitadoras estreitas e aro fechado: geralmente usados em terrenos argilosos e compactados - o aro fechado ajuda a manter a terra dentro do sulco;
  • Rodas com ângulo ajustável: O ajuste de ângulo entre as rodas limitadoras proporciona um melhor desempenho durante o plantio, favorecendo o fluxo da palha e o retorno do solo sobre o sulco;
  • Rodas com sistema em balancim: o balancim melhora o desempenho do limitador, mantendo-o sempre em contato com o solo.

As rodas limitadoras quando estão posicionadas junto aos discos, possibilitam maior precisão no controle da profundidade, pois o controle é feito junto ao ponto de queda da semente. A montagem mais afastada dos discos melhora o trabalho em condições de umidade e solo argiloso.

 

Adensamento do solo junto às sementes

 

A compactação do leito de semeadura é a última etapa do processo de plantio e visa aumentar o contato das sementes com o solo, para que absorvam a água rapidamente e acelere o processo de germinação.

  • Compactadores em “V”: são responsáveis pela compactação lateral das sementes no sulco, possuem ajuste da pressão e ângulo de ação. São amplamente difundidos por sua eficiência em diferentes condições de solo e palhada.
  • Compactadores convexos: com pressão ajustável mediante sua condição de uso, são ideais para solos com presença pedras.

 

A importância do plantio bem feito

 

As inovações tecnológicas para a geração de dados desenvolvidas na última década, possibilitaram avanços significativos para o gerenciamento dos trabalhos nas lavouras.  O uso de meios eletrônicos para controlar as diversas etapas da produção agrícola serão cada vez mais frequentes no campo. Apesar de toda a tecnologia disponível, a plantabilidade deficiente continua sendo um dos principais limitantes para o aumento da velocidade de plantio e consequente incremento na produtividade de uma plantadeira. Nesse sentido, é cada vez mais importante focar no estabelecimento adequado das culturas e garantir o máximo potencial produtivo das plantas. Portanto, o uso de modelos precisos, que proporcionem uma ótima plantabilidade, é a chave para todo agricultor que busca reduzir os custos de produção e maximizar a produtividade da sua lavoura.

Outros notícias

Todas notícias