Notícias e eventos
Know-how

Entenda a importância da agricultura familiar

A agricultura familiar é um sistema de produção agrícola onde as atividades rurais são realizadas por pequenos produtores, que contam com o auxílio dos membros da sua família ou de alguns funcionários contratados. Os próximos dez anos reservam à agricultura familiar um tempo de ascensão e destaque, no Brasil e no mundo. A importância da agricultura familiar é compreendida para a contribuição para a erradicação da fome e da pobreza, para a proteção ambiental e para o desenvolvimento sustentável. Há mais de 500 milhões de propriedades no mundo.

Porter ST agricultura familiar

A importância da agricultura familiar no Brasil

A legislação brasileira determina que para se enquadrar como agricultor familiar é necessário utilizar a mão da obra da família de forma predominante, administrar o negócio com a participação da família, ter no mínimo 50% da renda familiar procedente da atividade rural e a propriedade utilizada para o cultivo deve ser de até quatro módulos fiscais.

Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto em janeiro de 2019, no Brasil, há mais de 5,1 milhões de estabelecimentos familiares rurais. A renda do setor responde por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e por 74% da mão de obra empregada no campo.

Dados do último Censo Agropecuário demonstram que a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

A agricultura familiar também está em constante evolução e entra nas macrotendências da agricultura 4.0. O perfil do produtor familiar está mudando, e a busca por tecnologias é cada vez maior. Práticas agrícolas mais sustentáveis, a inserção da nova geração nas propriedades e a procura por atualização tem feito com que estes produtores dialoguem cada vez mais com a inovação e as tendências globais.

O progresso da agricultura familiar na prática

Vinicius Pradella, de Marau, na região norte do Rio Grande do Sul, é um destes exemplos de agricultura familiar em ascensão. Vinicius possui junto com a família mais de 120 hectares próprios, e mais alguns hectares de áreas arrendadas na região. Na área própria, a família produz soja, milho e ainda tem gado de leite e suinocultura. Vinicius é responsável pela lavoura, já o sogro pelos animais.

Na propriedade tudo entra em simbiose, a soja produzida tem como destino a comercialização, já o milho é utilizado para a silagem e ração dos animais da propriedade, bem como a aveia e azevém produzidos no inverno. Pradella é um case de como a agricultura familiar está caminhando para um outro patamar.

 

Vinicius Pradella Porter

Em sua propriedade ele e a família utilizavam um pulverizador antigo, e sem muita tecnologia. O que lhe custava mais que o dobro para pulverização. Sentindo a necessidade de atualização conheceu a linha de produtos da Kuhn, e atualmente usa a linha de pulverizadores Porter ST. “Consigo uma economia de mais ou menos 70% de tempo, não perco mais químicos, que é um dos meus custos mais altos, e tenho uma estabilidade na barra de aplicação que é fenomenal”, explica o produtor.

Vinicius tem o Porter ST com 800 litros de capacidade de tanque, e conta que consegue fazer a pulverização total da sua área com pouco menos de dois dias. Antes levava quase uma semana para finalizar o trabalho na mesma área. Predella pondera, “Nas propriedades o que mais entra na terra é o pulverizador. É a máquina que mais trabalha. E eu precisava dar um passo para frente. Precisava de uma máquina que me oferecesse segurança, robustez e tecnologia. E com o Porter eu encontrei, além de economia e redução de custos”.

Maximizando resultados

“A linha de pulverizadores PORTER ST corresponde as máquinas com acionamento hidráulico de barra, equipada com sistema hidráulico independente e ainda acoplada direto ao eixo da bomba, dispensando o uso de correias, assim garantindo baixa manutenção para o sistema. Outra grande vantagem na linha PORTER é o sistema de quadro Bi-articulado, que garante uma excelente estabilidade do barramento, mesmo nas mais severas condições de trabalho, assegurando qualidade na pulverização, e principalmente, economia”, explica o especialista em pulverização da Kuhn, Odinei Reis. 

O Porter ST coloca a sua disposição mais de uma combinação de comando, do manual ao eletrônico. E para o produtor que procura mais comodidade, economia e eficiência nas aplicações, sua máquina pode ser equipada com moderno GPS com corte de seção automático e controlador de vazão. Outra grande diferença do Porter é que ele foi projetado de acordo com as normas internacionais para o transporte de máquinas e equipamentos agrícolas da Comunidade Europeia (CE). “Ele é dividido em três seções, o que permite maior resistência do conjunto facilitando também o transporte junto ao trator. Bem como o armazenamento dele, já que ele fecha por completo”, ilustra Odinei.

 

Alta eficiência no plantio

Outra máquina que é muito utilizada pelos pequenos produtores e que entrega tecnologia, aliada à redução de custos e robustez é a Select GG. A Select GG é uma máquina desenvolvida especialmente para permitir o plantio com qualidade em áreas inclinadas e com alto índice de palha. Ela é uma plantadeira versátil, e com baixo índice de manutenção. 

O especialista de plantio, pondera, “Com simplicidade na manutenção e robustez nos seus componentes o investimento do produtor se paga rapidamente. O rodado garante estabilidade da máquina nas ladeiras. Um diferencial exclusivo da Kuhn é a transmissão da linha de semente, o sistema isola a corrente da sujeira e evita que ela se solte e caia durante a operação, com isso o produtor pode ficar tranquilo que não haverá falhas na deposição da semente. O poder de corte da plantadeira é excepcional, não importa a condição da lavoura, o plantio será bem feito”.

A Kuhn é conhecida por sua versatilidade. Somos a empresa com o maior portfólio de soluções para os nossos produtores. A agricultura hoje está cada vez mais avançada, é preciso transformar-se. O caminho a ser seguido é a agricultura 4.0, e mais do que acompanhar o produtor precisa entender e conhecer o que ele tem na sua propriedade. Porém, toda essa tecnologia não pode significar um custo a mais. Ele precisa ser também eficiente e acessível. E é com isso que nos preocupamos, em trazer a tecnologia dos grandes, também para o pequeno.

Maximizar a produção, é uma das necessidades com mais urgência da agricultura mundial, ela está cada vez mais verticalizada, é preciso produzir mais, com menos. E, sentido a procura do produtor por equipamentos que lhe entreguem mais. Sabemos que a agricultura familiar no Brasil de hoje tem procurado construir uma aliança de empreendedorismo, políticas públicas e sustentabilidade. A realidade mostra um meio rural mais tecnificado e democrático socialmente.

Conheça a gama de produtos KUHN e potencialize os resultados da sua lavoura.

 

Outros notícias

Todas notícias