Notícias e eventos
Know-how

Como a tecnologia pode ajudar no agronegócio

O uso frequente da tecnologia vem se expandindo ao longo dos anos para diversas áreas da nossa sociedade, tanto na vida pessoal quanto profissional. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como a tecnologia pode ajudar no agronegócio, aprimorando as rotinas e melhorando o desempenho de máquinas e outros meios agrícolas.

Tecnologia Agronegocio

Atualmente as práticas agrícolas são bem diferentes do que eram antigamente. Hoje em dia, diversos sistemas, sensores e outras tecnologias são utilizadas para tornar mais ágil e produtivo o dia a dia nas plantações, o que tem revolucionado os mais variados processos deste meio. 

Mais que facilitar o dia a dia, melhorar o desempenho, ajudar na mensuração e utilização correta de dados, as tecnologias ajudam na economia e no melhor aproveitamento dos insumos. Além disso, elas conseguem ainda detectar a falta de nutrientes no solo, aumentam a segurança para os trabalhadores e diminuem os impactos ambientais. 

Veja agora alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar no agronegócio:

Sensores

Os sensores monitoram a saúde da plantação, o que o solo precisa e a quantidade de água. Com uma conexão 4G, você pode ficar monitorando constantemente. 

Os dados podem ser usados como acompanhamento de performance dos dados acerca do assunto. 

 

Drones

Os drones ganharam grande espaço no meio rural, pois podem carregar câmeras de alta resolução e também diversos tipos de sensores, o que faz com que ele seja uma tecnologia bastante versátil. As informações captadas por este aparelho são vistas em tempo real, o que o torna um grande aliado da agilidade. 

Com eles é possível ainda fazer fotos e vídeos a qualquer momento para verificar como anda a plantação, fazer medições, detectar pragas e monitorar insumos. 

 

Big Data

Big data é um conjunto de dados que são muito importantes para traçar estratégias e tomar decisões. Eles ajudam a melhorar o fluxo de informações e a fazer uma análise mais rápida. Assim, as decisões são mais assertivas e ágeis, com troca de informações. 

 

KUHN Telemetria

O KUHN Telemetria é uma ferramenta de Agricultura Digital que auxilia na otimização do desempenho e prolonga a vida útil das suas máquinas. Os dados são apresentados de forma simples e podem ser acessados pelo smartphone ou pelo computador de qualquer lugar.

Essa ferramenta, além de proporcionar redução de gastos, monitorando as operações como percurso, velocidade e consumo de combustível, ainda protege contra roubos, pois conta o rastreamento da máquina.

 

GPS

O uso de GPS na agricultura não é recente, já há um tempo essa ferramenta vem trazendo benefícios aos plantadores. Esta tecnologia possibilita diversas funções, como o mapeamento mapeamento da plantação, amostragens virtuais do solo e do campo, monitoramento e inspeção dos processos agrícolas e total mapeamento da produção. 

O uso dessa ferramenta permite um aumento da qualidade dos processos agrícolas e aperfeiçoamento de tarefas.

Não dá pra negar que as tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço. O importante é sabermos como usá-las a nosso favor. Os benefícios são diversos, tanto para a sua plantação quanto para a sua produtividade no campo. 

 

Conte para nós, você já usou alguma dessas? 

 

Outros notícias

Todas notícias