Notícias e eventos
blog

Como alimentar 8 bilhões de pessoas e adaptar a agricultura às mudanças climáticas?

O desafio do desenvolvimento sustentável já é pauta do debate público há algumas décadas. Recentemente, a população mundial atingiu 8 bilhões e o crescimento exponencial de seres humanos na Terra, ao mesmo tempo que a degradação ambiental também aumenta, levanta uma série de questões.

Uma delas foi tema na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2022, no Egito, e tem a ver com um assunto que impacta a todos: alimentação.

Como alimentar 8 bilhões de pessoas e adaptar a agricultura às mudanças climáticas? Essa foi uma das perguntas que autoridades presentes se propuseram a responder em painéis do evento.

A questão vai de encontro direto a valores que a Kuhn manifesta em seu legado e trabalho. Afinal, o mundo precisa da agricultura, da mesma forma que a agricultura também precisa do mundo, em uma relação mútua.

Nos próximos 50 anos, a agricultura terá que produzir mais em relação ao que produziu nos últimos 10.000 anos, com menos área, menos recursos naturais e preservando cada vez mais o meio ambiente.

Energia renovável, biocombustíveis, redução na emissão de gases poluentes - tudo isso contribui para um futuro sustentável. No Brasil, a agropecuária conta com o Plano Safra, que destina recursos para custeio e investimento no setor.

Além disso, outra política pública que contribui para mitigação de emissão de gases de efeito estufa é o plano ABC+. A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é mitigar cerca de 1,1 bilhão de toneladas até 2030.

Outros notícias

Todas notícias