Vitivinicultura: principais uvas cultivadas no Brasil
A impressionante extensão territorial fez com que o Brasil fosse considerado um país continental. Essa característica propiciou ainda mais a diversidade na história brasileira e uma das expressões deste traço é a vitivinicultura no Brasil, que, apesar de ser mais recente aqui do em outros países, vem crescendo bastante nos últimos anos e contribuindo para o desenvolvimento desse mercado.

Segundo estudo realizado pela Uvibra, a União Brasileira de Vitivinicultura, a produção de vinho no Brasil alcançou a dita “safra das safras” no ano de 2020, superando em número e em qualidade as quase 700 toneladas destinadas ao processamento em 2019.
O QUE É VITIVINICULTURA
Vitivinicultura é o resultado da união de dois outros conceitos: a viticultura e a vinicultura. Viticultura é a parcela científica que se dedica ao estudo do cultivo das uvas, enquanto vinicultura é a ciência que se ocupa das peculiaridades envolvidas na produção de vinhos.
TIPOS DE UVAS CULTIVADAS NO BRASIL
Agora chegou a hora de saber quais são as uvas produzidas em solo nacional, em diferentes regiões, e conhecer mais sobre elas:
Merlot e Riesling: essas duas variedades bastante tradicionais de uva foram as primeiras a serem cultivadas com sucesso em solo brasileiro, ainda nos primeiros anos do século XX, e a partir delas foram produzidos os primeiros vinhos varietais do Brasil. A Merlot foi responsável por render a uma região brasileira o selo DOC - Denominação de Origem Controlada - e é encontrada no Vale dos Vinhedos, que conta com mais de 80 quilômetros quadrados e faz parte da Serra Gaúcha. Atualmente os vinhos tintos criados a partir dessas duas cepas já são bem mais elegantes e se assemelham bastante ao estilo francês.
Syrah: trata-se de uma variedade de uva que se desenvolve bem exposta ao sol e a climas mais quentes. Só essa pequena introdução já dá uma pista muito clara de onde é que se pode encontrar a syrah brasileira: na região Nordeste. Esta cepa chegou ao Brasil também no século XX e durante muitos anos o seu cultivo foi destinado à produção de vinagres, sendo que este cenário só mudou no século XXI.
Tannat: a Tannat simboliza a produção de vinho no Uruguai e é justamente na região de fronteira com esse país, no sul brasileiro, que esta cepa apresenta o seu melhor desempenho, com uma diferença importante em relação às tannats uruguaias: a versão nacional possui menos taninos e é, portanto, mais delicada.
Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Alvarinho, Touriga Nacional: estas variedades de uva são muito conhecidas no Brasil, principalmente a Cabernet Sauvignon, e também podem ser encontradas na região Sul do país, naquele ponto mais extremo do mapa, onde está localizada a Serra Gaúcha, e na Serra do Sudeste, já que o verão de lá é bem menos chuvoso do que no restante do Brasil e isso propicia o desenvolvimento destas cepas tardias. Boa parte das primeiras cepas portuguesas trazidas ao Brasil, como é o caso da Alvarinho e da Touriga Nacional, chegaram até aqui com o explorador Brás Cubas, embora só tenham encontrado o seu ambiente ideal para cultivo cerca de 500 anos depois.
Pinot Noir, Moscato, Sauvignon Blanc e Chardonnay: é na produção de espumantes que o Brasil encontrou a sua melhor versão na vitivinicultura, sendo premiado e muito admirado mundo afora. É ainda na região Sul do país que as uvas brancas se sentem em casa por aqui, aproveitando as microrregiões e os microclimas frios sulistas, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. O início do cultivo de Moscato em Farroupilha data de mais 100 anos atrás e as suas vitiviniculturas estão entre as mais mundialmente veneradas.
Uma característica importante do cultivo de uvas é que, embora as cepas se desenvolvam melhor e atinjam todo o seu potencial em alguns terroirs específicos, como descrito acima, por exemplo, isso não é tão geograficamente categórico. É dizer, apresentamos as regras, mas isso não significa que não haja exceções, principalmente em um país continental como o Brasil, com uma grande variedade de solos e climas.
A Kuhn Brasil é líder mundial no segmento industrial de máquinas agrícolas e é a parceria perfeita para quem quer construir um futuro na agricultura com o emprego de soluções e produtos inovadores.
Dos pequenos aos grandes produtores, a Kuhn Brasil é a escolha certa para quem quer produzir cada vez mais e melhor.
Clique aqui e saiba mais.
Outros notícias

Telemetria no agro: como reduzir custos e turbinar a performance das máquinas agrícolas
Com sensores e monitoramento em tempo real, a telemetria Kuhn transforma a gestão da fazenda, otimizando operações e reduzindo custos na lav...

6 práticas para evitar desperdícios na pulverização agrícola e economizar defensivos
Descubra dicas de como evitar perdas e desperdício do produto na pulverização agrícola com práticas eficazes! Evite prejuízos e aprenda a fa...