Notícias e eventos
Know-how

Sustentabilidade: o que é e como ela pode ser aplicada na agricultura?

Durante muitas décadas, o ser humano produziu a maior parte dos alimentos por meio da agricultura industrial - um sistema caracterizado por grandes fazendas. Nos últimos anos, tem crescido o número de cientistas e agricultores que, baseados em novas técnicas e métodos inovadores, estão buscando por um caminho em direção a um sistema agrícola mais sustentável para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade.

O que é sustentabilidade?

Em termos diretos, a sustentabilidade consiste em um conjunto de práticas que visam atender as necessidades no momento presente sem que as futuras gerações sejam prejudicadas. O próprio termo tem origem no latim sustentare, ou seja, favorecer, sustentar, cuidar e/ou conservar.

Como é aplicada a sustentabilidade na agricultura?

Pesquisas e estudos no campo da sustentabilidade ajudam a criar medidas visando promover avanços para que os métodos agrícolas sejam cada vez mais sustentáveis. Apesar de muitos deles estarem se tornando populares, ainda falta muito a ser feito.

Dito isso, a agricultura sustentável parte de três objetivos basilares:

  1. Manter o meio ambiente saudável;

  2. Garantir a rentabilidade econômica;

  3. Promover a equidade social.

Nesse cenário, agricultores, empresas processadoras de alimentos, distribuidores, gestores de resíduos, varejistas e consumidores podem fazer parte da criação de um sistema agrícola mais sustentável.

Para exemplificar algumas aplicações dos conceitos de sustentabilidade na agricultura em algumas das principais etapas dessa cadeia podemos destacar práticas como:

  • Produtores que usam técnicas mais efetivas para garantir a saúde do solo;

  • Métodos para minimizar o uso da água e promover a redução dos níveis de poluição na fazenda;

  • Fazendas que investem na proteção e no bem-estar dos trabalhadores, especialmente garantindo que eles tenham um ambiente seguro para trabalhar, por exemplo, sem os riscos de intoxicação por pesticidas;

  • Consumidores que procuram comprar alimentos produzidos com base “valores sustentáveis”;

  • Aplicação de técnicas ecologicamente corretas nas plantações que, além de proteger a natureza, ainda fortalecem a economia local.

Ainda sobre como a sustentabilidade pode ser aplicada na agricultura, uma área que tem se destacado é a agtech, ou agrotecnologia. A ideia aqui é usar a tecnologia para desenvolver práticas agrícolas mais eficientes, menos prejudiciais ao meio ambiente e mais seguras a todos os envolvidos.

Sendo assim, a agtech pode ser considerada uma evolução para uma agricultura mais sustentável. Além disso, devido ao aumento da eficiência, a economia a longo prazo também é beneficiada.

A sustentabilidade na agricultura é composta de várias frentes de atuação. As técnicas, inovações e novas soluções percebidas nos últimos tempos são o resultado de um trabalho combinado de pesquisas em biologia, meio ambiente, química, engenharia, desenvolvimento comunitário, economia e muitos outros campos.

Kuhn do Brasil

A Kuhn trabalha para oferecer soluções eficientes, sólidas e inovadoras para o pequeno, médio e grande produtor, de forma que seja possível produzir mais sempre protegendo a biodiversidade. A linha de máquinas e equipamentos agrícolas da Kuhn é a maior do mercado e conta com opções tanto para a agricultura quanto para a pecuária. Saiba mais aqui.

Outros notícias

Todas notícias