Notícias e eventos
Produtos e serviços

Sistema de Telemetria de máquinas agrícolas: Por que usar?

Cada vez mais o agronegócio vem aderindo tecnologias para intensificar os resultados em campo e a telemetria vem sendo um dos principais aliados do agricultor quando o assunto é gerenciamento e otimização da sua lavoura. Neste blog post você vai entender por que deve-se um sistema de telemetria em máquinas agrícolas.

Telemetria

Entendendo o que é o sistema de telemetria

A telemetria consiste em realizar a coleta e a transmissão de dados à distância, permitindo que o agricultor acompanhe todo o trabalho que está sendo realizado no campo sem a necessidade de estar presente. Dessa forma, é possível fazer uma análise completa da lavoura e tomar decisões mais assertivas com base nos dados, aplicando ações para melhorar os resultados da sua produção.

 

Como a telemetria pode ser usada na lavoura 

Confira quais são os benefícios de ter um sistema de telemetria em seus equipamentos:

 

1. Gestão de máquinas e equipamentos agrícolas 

O sistema de telemetria identifica diversos fatores importantes para uma melhor gestão das máquinas em campo, como a distância percorrida, a velocidade, o consumo de combustível, a temperatura e rotação do motor, entre outros dados.

A partir dessas informações é possível identificar qual é a condição da máquina e identificar qualquer irregularidade, evitando problemas futuros.

 

2. Mapeamento das condições climáticas 

Através da telemetria é possível obter informações referente ao clima da região onde sua lavoura está inserida, podendo assim verificar qual é a umidade do ar, a temperatura, velocidade e precipitação do vento. Com esses dados em mãos é possível escolher o dia perfeito para realizar os processos do plantio. 

 

3. Redução de custos

Através das informações precisas que são recebidas pelo sistema de telemetria, é possível tomar as melhores decisões durante o processo de produção, resultando em menos custos na hora de aplicar insumos e defensivos e na manutenção de equipamentos. 
 

4. Maior produtividade

Com o controle total do que está acontecendo na lavoura e com o histórico da produção, a telemetria torna esse processo mais produtivo, possibilitando também a otimização desses dados para o planejamento de futuras safras.

 

KUHN Telemetria

KUHN Telemetria é uma ferramenta de Agricultura Digital do cliente KUHN que o auxilia na tomada de decisões para otimizar o desempenho e prolongar a vida útil das suas máquinas. As informações podem ser acessadas pelo smartphone ou pelo computador, e tudo é mostrado de forma intuitiva e simples, para facilitar a vida do produtor!

 

Ficou interessado? Saiba mais sobre o nosso sistema de telemetria clicando aqui.

Outros notícias

Todas notícias