Notícias e eventos
Know-how

Qual a principal região produtora de maçã no Brasil?

A maçã é uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo. Presente em histórias de contos de fadas, fatos religiosos até mesmo como logomarca de empresa, a maçã é marcada por sua beleza e seu sabor adocicado, além de oferecer diversos benefícios à saúde. Não há como resistir!

maças

Você sabe onde a maçã é produzida no Brasil?

A macieira é uma árvore frutífera típica de climas frios. Por possuir as melhores condições climáticas para o plantio da fruta, a região Sul é a principal produtora de maçã no País.

Os três estados do Sul produzem maçã, sendo o destaque para Santa Catarina, responsável por cerca de 52% da produção nacional. O estado do Rio Grande do Sul é o segundo maior pólo de maçãs, com cerca de 45%. Já o Paraná concentra em torno de 3% do cultivo de maçãs no Brasil.

Em Santa Catarina, a maior parte do cultivo de maçã ocorre nas cidades de Fraiburgo e São Joaquim. No estado do Rio Grande do Sul, os principais polos produtores são as cidades de Caxias do Sul e Vacaria. Já no Paraná, a cidade de Palmas é a principal produtora.

Como ainda não há no mundo tecnologia para a colheita da maçã, a produção das macieiras também auxilia na geração de emprego no país. A cultura de pomares de maçã gera cerca de 50 mil empregos diretos no Brasil, pois somente para a colheita são necessários cerca de 45 mil trabalhadores.

A safra de maçã no Brasil inicia no final de dezembro e se estende até maio. Mas a maçã está disponível o ano todo para consumidores, pois possui alta durabilidade quando armazenada em câmaras frias.

As principais tipos de maçã cultivadas no país são a Gala, proveniente da Nova Zelândia e a Fuji, de origem japonesa. Estas variedades são as preferidas pelos brasileiros, pois são mais doces. O Brasil está entre os dez maiores produtores mundiais da fruta e a nossa maçã é exportada para diversos países do mundo.

A maior parte da produção de maçã é destinada ao consumo da fruta in natura e cerca de 20% é destinada à fabricação de produtos derivados.

Quem nunca comeu algo feito com maçã?

Desde as deliciosas tortas caseiras até produtos industrializados utilizam a fruta como matéria-prima.

A maçã é utilizada na fabricação de sucos e néctar, é a base para a fabricação de sidra, além do próprio vinho de maçã e alguns destilados. A fruta ainda é utilizada para a produção de vinagre de maçã, geleias, compotas, licores, purês, salgadinhos tipo chips, desidratadas para uso em chás, iogurtes e também em alimentos infantis.

Além dos industrializados, quem não conhece uma deliciosa receita feita com a maçã? Desde a tradicional torta até o delicioso Apfelstrudel (Strudel de maçã), prato típico alemão, a maçã é ingrediente indispensável na culinária.

A KUHN Brasil acredita no agronegócio brasileiro e oferece tecnologias avançadas e inovadoras para auxiliar desde o pequeno ao grande produtor de maçã no país. Com tecnologias de ponta, há o aumento no cultivo da fruta, gerando mais emprego e renda aos brasileiros, além de aumentar as exportações. A KUHN investe a cada dia no crescimento do agronegócio e da economia brasileira.

Clique aqui para conhecer mais os nossos produtos.

Outros notícias

Todas notícias