Notícias e eventos
Know-how

Qual o objetivo da gessagem agrícola?

A gessagem é o uso do gesso agrícola no solo para melhorar a produtividade na lavoura. Conheça mais sobre essa técnica, seus objetivos e vantagens.

O gesso agrícola é um material granulado ou líquido composto, especialmente, por cálcio e enxofre sendo, por isso, conhecido como sulfato de cálcio.

Sua principal função consiste em melhorar as camadas abaixo da superfície do solo, ou seja, é um condicionador de subsuperfície (e não um fertilizante ou corretivo). O gesso agrícola nutre camadas mais profundas fornecendo substâncias como cálcio e enxofre. Ele leva esses e outros nutrientes para níveis inferiores e possibilita que as raízes cresçam e se distribuam melhor no solo, absorvendo mais água e nutrientes.

Benefícios do uso do gesso na agricultura

A principal função do gesso agrícola é retirar da terra o alumínio tóxico: um verdadeiro limitador de crescimento das raízes. Mas o sulfato de cálcio oferece outras vantagens além de neutralizar o alumínio e possibilitar o desenvolvimento do sistema radicular. Ele fornece cálcio e enxofre (essenciais para o crescimento sadio da plantação) e transporta para as camadas inferiores magnésio e potássio, pois se movimenta facilmente no perfil do solo.

Levando nutrientes diversos e retirando o alumínio nocivo às plantas, o gesso agrícola faz as raízes crescerem e alcançarem recursos hídricos em níveis mais profundos. Assim, ele contribui para a melhor distribuição do sistema radicular em diferentes níveis do terreno e estimula o aumento da absorção de água.

Quando e como usar gesso agrícola

Para saber se o sulfato de cálcio deve ser aplicado, uma análise do solo por amostragem deve ser realizada. É um procedimento de baixo custo em que são verificadas características da terra (suficiência de nutrientes, teor de argila, concentração de alumínio, acidez do terreno) meses antes do preparo do solo e do cultivo.

Se a análise da amostra determinar que a gessagem deve ser feita, o sulfato de cálcio é aplicado na forma sólida em regra. Ele deve ser distribuído no terreno total com umidade adequada a 1 ou 2 semanas do plantio. A gessagem pode ser feita manualmente ou com o uso de maquinário próprio da distribuição de corretivos, fertilizantes ou sementes.

Diferenças entre calagem e gessagem

A calagem consiste na aplicação de calcário ou cal virgem para reduzir a acidez do solo (elevar o ph) e fornecer cálcio nos primeiros 20 cm da superfície. A gessagem, por outro lado, reduz a acidez de forma indireta e em quantidade bem menor, pois seu foco é eliminar a versão tóxica do alumínio. O gesso agrícola também fornece cálcio (e outros nutrientes) nas camadas em que a calagem não alcança. Isso significa 60 cm para as culturas temporárias e 80 para as permanentes.

Outra diferença é que a calagem deve ser feita com uma antecedência de dois a três meses da plantação, pois o calcário tem baixa solubilidade (0,01g/l). O gesso agrícola pode se dissolver até 200 vezes mais que o calcário. Esta solubilidade (2,0 g/l) permite sua aplicação a cerca de 1 ou 2 semanas do plantio. Consequência dessas diferenças é que o calcário precisa ser incorporado ao solo e o sulfato de cálcio, não.

Importante notar que essas duas estratégias não anulam os efeitos uma da outra. Na verdade, são complementares. Dependendo da análise do solo, se tanto a gessagem quanto a calagem forem necessárias, até a Embrapa não desautoriza o uso em conjunto. Porém, os efeitos do gesso agrícola são melhores depois da aplicação de calcário.

A KUHN Brasil

KUHN tem o propósito de ser uma empresa de alcance mundial com presença local. Das suas nove fábricas, três pertencem à KUHN Brasil. Duas no Paraná (São José dos Pinhais e Passo Fundo) e uma no Rio Grande do Sul (Tuparendi).

Em qualquer lugar a KUHN desempenha papel estratégico conciliando as demandas da população em crescimento com fontes alternativas de energia.

Acompanhe a KUHN Brasil e outras notícias do agronegócio aqui.

Outros notícias

Todas notícias