Notícias e eventos
Know-how

Qual a importância do planejamento forrageiro?

O planejamento é algo central na produção agrária e pecuária. Um exemplo disso é o planejamento forrageiro, que visa resolver o problema relacionado à oferta de forragens para os animais ao longo do ano. Essa é uma questão fundamental para o produtor, uma vez que a alimentação dos animais é um dos detalhes mais importantes para os resultados que eles irão entregar durante o ano.

Bloco de Alfafa

É importante destacar que o planejamento forrageiro consiste nas técnicas utilizadas para que haja forragem suficiente, na quantidade ideal, bem como de alta qualidade, durante o ano inteiro. Essa forragem deve ser adequada para as mais diversas necessidades do rebanho e, por isso, é um assunto central na produção pecuária. Com um bom planejamento forrageiro é possível garantir a produtividade esperada, um uso mais adequado e eficiente do pasto bem como maximizar a produção por hectare.

Além disso, outro ponto relevante que mostra a importância do planejamento forrageiro é justamente a questão financeira. Por meio desse planejamento é possível economizar recursos nas épocas mais críticas do ano, como é o caso do período de estiagem. Com o pasto escasso nessa época do ano, o resultado é uma perda da qualidade nutricional da forragem. Portanto, haverá perda de produtividade e, consequentemente, perda de receitas.

Elaborar um projeto que inclua uma análise profunda do rebanho, bem como uma estimativa de alimentação ao longo do ano é de extrema importância para o pecuarista que não quer lidar com imprevistos. Por isso, o planejamento forrageiro tem como grande destaque a possibilidade de prever futuros cenários críticos e montar as estratégias para superá-los. Sendo assim, é possível planejar a fazenda como um todo, destacando-se as áreas que devem ser adubadas de forma a maximizar a forragem e suprir as demandas mesmo na época de estiagem.

Espécies de forrageiras para a região Sul

Em decorrências às proporções continentais do Brasil, há uma série de mudanças no clima - de região para região. Por isso, é preciso escolher a espécie de forrageira correta de acordo com a região onde serão criados os animais. Existe uma série de opções para os pecuaristas da região sul e ao longo da matéria serão destacadas cinco delas.

alfafa, conhecida como a rainha das forrageiras dada a sua excelente produtividade e qualidade é uma das espécies indicadas para a região Sul. Ela é bastante sensível a doenças além de necessitar de um solo profundo, com alto índice de fertilidade e sem excesso de umidade.

Caracterizada por florescer mais cedo e produzir forragem mais cedo, outra espécie interessante para o Sul do país é a aveia. Não é indicada para solos muito úmidos. Uma profundidade de 3 a 5 cm já é suficiente para uma boa germinação.

Gramínea anual e com alta produção e qualidade de forragem, o azevém ainda se destaca pelo fato de conseguir proliferar em terrenos com excesso de umidade e altas lotações. Além disso, pode sofrer ressemeadura por processo natural através de produção e queda das sementes.

Com alta produtividade e indicada no caso de pequenas áreas, o capim-elefante é outra espécie de forragem utilizada na região Sul. É utilizado, em geral, nas capineiras de forma que os animais se alimentam no cocho.

Portanto, fica evidente que a alimentação do gado é um assunto de extrema importância para o produtor pecuarista. Dessa forma, fazer o planejamento forrageiro correto para garantir alimentação de qualidade em todas as épocas do ano é condição indispensável para atingir as metas traçadas com a produção dos animais. Sem o adequado planejamento, o pecuarista corre o risco de não ter alimentação suficiente para os períodos críticos do ano.

Kuhn Brasil

Além de muito planejamento, também é preciso ter em mãos máquinas agrícolas de qualidade para executar as tarefas planejadas.

Por isso, contar com as máquinas da Kuhn Brasil, a líder mundial de vendas de máquinas agrícolas, é essencial para elevar o nível da produção e otimizar os resultados. As máquinas da Kuhn Brasil oferecem soluções práticas para as áreas de cultivo, pecuária e fenação.

Para mais informações é só clicar aqui.

Outros notícias

Todas notícias