Notícias e eventos
Know-how

Qual a importância de um bom equipamento agrícola?

Não há dúvida de que, hoje, o maquinário agrícola é um dos avanços mais significativos graças ao desenvolvimento de novas tecnologias. Não só porque nos oferece a possibilidade de poupar várias horas de trabalho, mas também porque nos permite melhorar a qualidade e eficiência em campo, permitindo maximizar a produção, e ainda encontrar novas alternativas de cuidado, entre outros aspectos.

Maquinario Agricola

Escolher as máquinas agrícolas certas é essencial para que um agricultor possa realizar as operações agrícolas a tempo e produzir colheitas de alta qualidade. Os agricultores modernos têm acesso fácil a quase todos os tipos de máquinas utilizadas em várias práticas agrícolas para diferentes operações. As máquinas estão disponíveis em revendedores locais ou nas proximidades, fabricantes de máquinas agrícolas e até mesmo em mercados “online”.

Antes de escolher qualquer equipamento agrícola, o agricultor deve ter certeza da compatibilidade do maquinário para uma tarefa específica. Caso o mesmo desconheça das condições, deverá buscar apoio agronômico. Todo o investimento tem um peso financeiro, e para obter lucro, sempre devemos fazer a escolha certa

O desempenho de qualquer implemento agrícola também depende das condições do solo e do clima da terra. Portanto, de modo a obter os resultados esperados, o agricultor deve considerar vários aspectos antes de escolher o maquinário para sua fazenda.

Dicas para escolher o implemento agrícola certo

  1. Tamanho do terreno — O tamanho da área em si é o primeiro fator que deverá ser considerado, bem como a atividade a ser desempenhada, pois cada uma terá sua forma de operação e seus critérios, principalmente no quesito velocidade. Outros aspectos também deverão ser cuidados, como cultivo, temporada, janela de trabalho, etc.
  2. Tipo de solo — Antes de comprar qualquer máquina agrícola, o agricultor deve estar ciente da estrutura do solo e, dependendo do tipo de solo, é preciso decidir se uma máquina mais pesada ou mais leve seria adequada. Bem como a composição desta máquina poderá variar de acordo com o tipo de solo, existem diversas situações onde reflete muito a composição ou até mesmo o material empregado na fabricação.
  3. Disponibilidade de Oficina de Reparos ou Centro de Serviços — É essencial garantir que as peças de reposição ou o centro de serviços do fabricante de máquinas agrícolas ou a marca das máquinas agrícolas estejam disponíveis nas proximidades. Para evitar esforços de busca no centro de serviços e qualquer interrupção no momento crucial das operações agrícolas, o agricultor já deve ter os detalhes de contatos da central de serviços ou do local especializado para realização dos reparos.
  4. Considerando o valor de revenda — Antes de tomar uma decisão de compra, considere todos os tipos de custos, como custo operacional, custo de propriedade, maquinário e custo de mão de obra, pois a soma de todos não deve ser maior que o valor de revenda do maquinário(EXCLUIR).
  5. Marca e modelo — Não tome uma decisão rápida sobre uma máquina olhando apenas para sua aparência externa. Para evitar qualquer aborrecimento relacionado à disponibilidade de peças ou serviços, considere comprar uma máquina agrícola de uma marca de renome no mercado agrícola. Encontre os mais recentes modelos de tecnologia com as melhores funcionalidades, compare com outras marcas e escolha o equipamento de acordo com as suas necessidades.
  6. Confira as especificações da Máquina — Verifique todos os dados técnicos, desde o projeto até as configurações da máquina, atenda seus requisitos. Visualize pontos como qualidade, atributos de campo que vão exigir boa resposta da máquina, possíveis pontos de desgastes em campo considerando esforços demasiados. Solicite a ajuda de um representante da empresa para obter características detalhadas do equipamento.

Alguns outros pontos que são essenciais a serem considerados são:

  • A potência total necessária para operar o equipamento agrícola;
  • Anos de serviço previstos;
  • O custo inicial do maquinário agrícola;
  • A capacidade e o número de equipamentos necessários, dependendo do tamanho e do trabalho a ser feito.

Kuhn Brasil — Implementos Agrícolas

A Kuhn oferece o mais amplo catálogo de máquinas e equipamentos agrícolas do mercado, fornecendo soluções tecnológicas inteligentes e inovadoras de seus produtos dos pequenos aos grandes produtores rurais.

Clique aqui e confira todos os implementos agrícolas oferecidos pela Kuhn Brasil.

Outros notícias

Todas notícias