Notícias e eventos
Know-how

Qual a importância da manutenção das máquinas agrícolas para a produtividade?

A manutenção das máquinas voltadas para o agronegócio é essencial para que apresentem o máximo aproveitamento e possam contribuir para a produtividade da propriedade agrícola. Afinal, essas máquinas possuem um alto custo e, por isso, devem ter uma vida útil longa para que desempenhem corretamente a sua função.

manutenção das máquinas voltadas para o agronegócio

Prevenção e correção

Existem dois tipos de manutenção das máquinas: a preventiva e a corretiva.

manutenção preventiva visa garantir o funcionamento adequado da máquina e acontece sem que ela aparente ter algum defeito. O ideal é que seja realizada por um profissional capacitado de forma periódica.

Nessa revisão todas as peças são avaliadas, assim como os componentes hidráulicos dos equipamentos. Os filtros de nível do óleo dos motores e bombas hidráulicas, por exemplo, serão observados e, caso apresentem problemas, serão trocados para que a máquina continue em pleno funcionamento ao ser utilizada.

Outro aspecto que será analisado é o estado dos pneus e se é necessário fazer uma calibragem deles. Os pontos de engraxe, os sistemas elétricos, a rotação do motor e a lubrificação do equipamento também serão pontos observados nessa manutenção. Vale apontar que o uso de peças e combustível de qualidade podem fazer a diferença na produtividade do equipamento e por isso vale a pena investir nisso.

A manutenção preventiva nem sempre é feita com regularidade nas fazendas, mas pode evitar surpresas desagradáveis com relação à quebra dos equipamentos da propriedade. Outro fator positivo é que esse tipo de manutenção pode ser programado para a época em que o produtor preferir, sendo feita preferencialmente no período do ano em que não houver necessidade das máquinas na fazenda.

A outra modalidade de manutenção é a corretiva.

Nesse cenário, a manutenção é feita apenas quando o equipamento apresenta algum defeito em seu funcionamento. O profissional então avaliará qual o problema apresentado a fim de solucionar por meio da troca de uma peça, por exemplo, caso seja necessário. Em caso de dúvida sobre o problema, ele pode conferir as informações do manual do equipamento, disponível no site da empresa que comercializa o maquinário agrícola.

A importância das peças originais

Existem dois fatores que podem auxiliar na manutenção das máquinas: utilizar peças originais e seguir as recomendações dos manuais. Os manuais das máquinas da Kuhn Brasil estão disponibilizados no site da empresa e podem ser consultados sempre que surgir algum questionamento sobre o funcionamento ou o conserto das máquinas.

Vale ressaltar a importância de consultá-los quando for realizar uma revisão das máquinas, pois esta revisão deve seguir o passo a passo determinado no manual.

MyKuhn

O MyKUHN é uma plataforma de informações destinada aos produtores rurais. Ela visa manter os usuários informados sobre as novas máquinas e equipamentos da KUHN, consultar depoimentos de usuários, além de receber dicas agronômicas e especializadas de especialistas.

A plataforma também permite pesquisas sobre peças de reposição das máquinas agrícolas e consultas ao manual do operador. Para ter acesso ao espaço online e a seus serviços exclusivos, você deve fazer um registro no site.

Kuhn Brasil

Kuhn Brasil é uma empresa que comercializa máquinas com tecnologia avançada para o setor de agronegócio.

Disponibiliza, também, um catálogo de peças para que seja feita a manutenção dessas máquinas e serviço de suporte ao cliente. São equipamentos como semeadoras, plantadeiras e vagões misturadores de ração, que aumentam a produtividade no cultivo agrícola e na pecuária.

Outros notícias

Todas notícias