Notícias e eventos
Know-how

Qual a importância da drenagem do solo para a agricultura?

A drenagem do solo é uma prática que consiste em escoar ou remover a água excessiva do local, "enxugando" a área. Logo, para isso, há a recomendação de que seja feita exclusivamente em solos onde a drenagem natural seja insuficiente comparada ao nível de água suportado pelas plantas. Nesse sentido, diversos fatores podem levar ao nível ultrapassado de água, tornando a drenagem fundamental para uma prática agrícola eficiente.

Fatores que levam ao encharcamento

As condições que levam ao encharcamento podem ser classificadas como intervenções naturais, ocorridas por causa da própria ação da natureza, ou artificiais, devido à intervenção humana. No caso de intervenções naturais, podemos citar a chuva como um exemplo de condição que pode encharcar o solo e fazer com que seu nível de água ultrapasse o recomendado. Por outro lado, como intervenção humana, pode-se pensar na irrigação excessiva do solo. Devido ao excesso, terras alagadas costumam apresentar maior instabilidade, dificultando o plantio e a colheita. Por isso, é importante se atentar aos casos e evitar a situação.

Vantagens da drenagem do solo

Sabendo que o excesso de água pode trazer prejuízos para a agricultura, é correto pensar que a drenagem desse mesmo excesso traz uma série de vantagens. Pensando nisso, é possível citar alguns resultados positivos:

1. Capacidade de suporte do solo

Quando a drenagem é feita de maneira correta, o solo adquire uma estrutura melhor que beneficia a drenagem natural, ou seja, sem a necessidade da drenagem manual feita por humanos. Isso se torna possível através da ação da matéria orgânica que contribui para a melhoria da capacidade de suporte do solo.

2. Menores riscos de salinidade

A salinidade, basicamente, é a medida da quantidade de sal presente nas águas. No solo, a salinização provoca grandes prejuízos agrícolas, uma vez que restringe consideravelmente a produção local, além da possível destruição do solo. Por isso, a drenagem é uma grande aliada da agricultura para evitar que este problema surja em decorrência da água excessiva, que dá margem para a presença do excesso de sal no solo. Dessa forma, a drenagem viabiliza também a recuperação de solos salinos.

3. Temperaturas mais regulares

A falta de drenagem pode interferir nos procedimentos térmicos necessários para a saúde do solo e para o cultivo eficiente. Para evitar essa intromissão negativa, é indispensável se atentar às necessidades do solo nesse sentido.

4. Aumento da produtividade

Como citado nos tópicos anteriores, a falta de drenagem pode trazer diversas consequências que afetam a produção e o cultivo agrícola. Por isso, uma grande vantagem da drenagem do solo se torna justamente essa: a produtividade em maior escala. Garantir que o solo esteja saudável e adequado para o plantio assegura boas produções que não serão perdidas facilmente, trazendo mais resultados para a prática agrícola.

Impactos ambientais

Com todos os fatores citados, pode-se pensar na situação pela perspectiva ambiental. Com os solos bem cuidados, os impactos ambientais são reduzidos, junto com os danos ao meio ambiente, uma vez que o desequilíbrio das terras passa a ser evitado. Além disso, a drenagem evita que doenças e micróbios se alastrem pelo local, preservando a saúde ambiental.

A fim de garantir uma prática agrícola segura e saudável, a Kuhn do Brasil dispõe de diversos tipos de máquinas agrícolas, peças e informações relevantes e de qualidade sobre a agricultura.

Clique aqui e saiba mais.

Outros notícias

Todas notícias