Notícias e eventos
Know-how

Qual a finalidade das taxas variáveis na agricultura?

É crescente a preocupação dos gestores de propriedades rurais em aumentar a eficiência do processo de produção agrícola, garantindo, assim, um incremento da produção, com melhores margens de lucro, sem perder a qualidade no produto final.

Produção agrícola

A agricultura de precisão tem sido uma grande aliada no alcance desse objetivo e uma de suas ferramentas é a aplicação da tecnologia das taxas variáveis de insumos no preparo e manejo do solo.

O QUE É TAXA VARIÁVEL NA AGRICULTURA?

Trata-se de uma tecnologia empregada na agricultura de precisão. Em linhas gerais, consiste na utilização de diferentes taxas de insumos agrícolas no solo em respeito às características e particularidades de cada parte do talhão.

Essa metodologia é diferente da aplicada na agricultura convencional, que utiliza os insumos de forma homogênea em toda a extensão do solo com base no cálculo da média de produtividade do terreno como um todo.

VANTAGENS DA APLICAÇÃO DA TAXA VARIÁVEL NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A tecnologia das taxas variáveis pode ser aplicada em qualquer atividade agrícola que utilize insumos de forma específica, reunindo inúmeras vantagens em comparação ao método tradicional.

A sua criação parte da compreensão de que o solo normalmente não é uniforme em toda a sua extensão, podendo apresentar em cada trecho características e particularidades que devem ser levadas em conta no cálculo dos insumos necessários ao seu preparo e no processo de plantio.

Conheça, a seguir, as suas principais vantagens:

  • Otimização dos recursos

A tecnologia das taxas variáveis aumenta consideravelmente a eficiência da produção e diminui bastante o desperdício de insumos, otimizando os recursos utilizados no processo produtivo, pois os fertilizantes, defensivos agrícolas e as sementes são utilizados em dosagens precisas e diferenciadas para cada parte do terreno, respeitando-se as particularidades e características naturais de cada área do solo.

Com o aumento crescente da demanda por alimentos, otimizar a produção agrícola se tornou prioridade para muitos produtores rurais. Nesse contexto, a aplicação das taxas variáveis tornou-se uma grande aliada no alcance desse objetivo, possibilitando o incremento da produção com menor emprego de recursos.

  • Maior previsibilidade dos insumos necessários

A aplicação das taxas variáveis tornou possível ao produtor determinar previamente com maior precisão a quantidade de insumos agrícolas necessários durante o processo produtivo. Isso evita o emprego de recursos desnecessários ou que se depare com a falta deles no meio do processo.

  • Menor impacto ambiental

O manejo sustentável da agricultura é uma preocupação crescente no Brasil e no mundo e uma tendência que veio para ficar. Nesse sentido, toda tecnologia que se propõe a reduzir o desperdício e aumentar a produção com maior racionalidade e eficiência é sempre bem-vinda.

O emprego das taxas variáveis na agricultura, sem dúvida alguma, causa um menor impacto no meio ambiente justamente pelo fato dessa tecnologia possibilitar ao produtor rural um cálculo mais preciso da quantidade de fertilizantes e defensivos agrícolas que serão de fato necessários, evitando o seu emprego em excesso.

  • Melhores resultados econômicos

A precisão dos cálculos e a consequente utilização de insumos agrícolas na medida exata do que é necessário geram economia e também permite que produtor conheça previamente todos os recursos necessários à produção, prevendo com mais assertividade os gastos que serão empregados.

Essa previsibilidade ajuda a calcular de forma mais concreta e precisa as taxas de retorno do investimento, melhorando de forma significativa os resultados econômicos.

PLANTIO, PULVERIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FERTILIZANTES

Líder mundial na indústria de máquinas agrícolas, a KUHN BRASIL oferece ao produtor rural a melhor gama de produtos e serviços do setor, preocupando-se em apresentar soluções inovadoras e tecnológicas à agricultura brasileira.

Entre em contato com um dos revendedores mais próximos, clicando aqui.

Outros notícias

Todas notícias