Notícias e eventos
Know-how

Qual benefício da utilização da carreta graneleira na colheita?

A carreta graneleira, também conhecida como bazuca, é uma máquina auto descarregável, própria para o transporte de grãos, fertilizantes e adubos. É um equipamento fundamental para agilizar o processo de colheita, pois a graneleira esvazia a colhedora enquanto ela ainda trabalha, fazendo com que não seja necessário que a máquina estacione para descarregar.

carreta graneleira

A operação de colheita manual tem uma baixa capacidade operacional, portanto é viável apenas em pequenas propriedades, onde a produção seja destinada para o sustento do agricultor e de sua família. Dessa forma, todo agricultor que deseja expandir a sua produção, deve usar os maquinários disponíveis para aumentar seu desempenho.

Por esse motivo, a carreta graneleira é muito utilizada por produtores de milho, soja, arroz, trigo, entre outros agricultores, visto que, sem esse tipo de ferramenta eles não conseguiriam alcançar uma alta produtividade.

Quais os benefícios de utilizar a carreta graneleira?

Entre os principais estão:

  • Agilidade: O equipamento acelera o processo de colheita, já que evita que a máquina colhedora pare de trabalhar por não ter espaço para armazenar os grãos. Colher e armazenar, a graneleira torna possível fazer duas coisas ao mesmo tempo, isso faz uma grande diferença no resultado final.

  • Conservação da colhedora: A máquina colhedora não se desgasta fazendo o processo de sair da área da colheita para descarregar e depois voltar.

  • Economia: A taxa de desperdício dos grãos é baixíssima, pois a graneleira evita que os grãos transbordem na colhedora e caiam no chão. Além do mais, também existe uma economia na mão de obra, já que menos funcionários serão necessários com o uso do maquinário.

  • Qualidade nos grãos: O processo garante a higiene e integridade do produto, visto que, os grãos não entram em contato com a terra e sofrem menos manipulação.

Qual o percentual de ganho com a utilização desse equipamento?

Os ganhos não são fixos, podem ser de 10% a 30% dependendo do tamanho, potência e características da graneleira, além do tamanho da área de cultivo e do tipo de terreno. Para saber exatamente o percentual de ganhos é necessário levar em conta todas essas informações.

Mas de acordo com o estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2020/21 a 2030/31, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e pela Universidade de Brasília, a produção de grãos crescerá 26,9% nos próximos 10 anos.

O estudo afirma que um dos principais fatores responsáveis por esse crescimento são os ganhos de produtividade e, também ressalta, que as inovações tecnológicas continuarão ganhando espaço na agricultura.

Com base nisso, podemos perceber que a produção de grãos está crescendo e isso não seria possível sem os maquinários agrícolas disponíveis no mercado.

Kuhn Brasil

A Kuhn Brasil é uma multinacional que traz soluções inovadoras nas áreas da agricultura, pecuária e fenação. Ela atua no mercado há mais de 190 anos, durante todo esse tempo, conquistou o maior portfólio de máquinas e equipamentos agrícolas para ajudar desde o pequeno ao grande produtor.

A Kuhn acredita na força do agronegócio e trabalha para que todos possam plantar com agilidade, força e com respeito ao meio ambiente. 

 

Por Viviane Lapaz

Outros notícias

Todas notícias