Notícias e eventos
Know-how

Quais os prejuízos ocasionados pela ferrugem do trigo?

Dada a essencialidade do trigo para o valor nutricional de vários alimentos, bem como para a economia do país, é fundamental que os produtores consigam entregar as safras de trigo esperadas.

Ferrugem do Trigo

Esse resultado pode ser comprometido, caso a plantação seja atingida pela chamada ferrugem do trigo. Essa doença pode causar danos graves ao plantio do trigo e comprometer a plantação como um todo.

A importância do trigo para a economia brasileira pode ser destacada constatando o fato de que o País é um dos maiores exportadores mundiais desse grão. O resultado disso é a exportação de milhões de toneladas de trigo para diversas regiões do mundo. Em março de 2022, por exemplo, o Brasil exportou 800 mil toneladas do cereal, contra apenas 45,3 mil toneladas em 2021, de acordo com a Conab. Com o preço das commodities aumentando em decorrência do conflito entre Ucrânia e Rússia, espera-se que os resultados das exportações de trigo tenham resultados ainda mais importantes para a balança comercial brasileira.

O que é a ferrugem do trigo e quais os tipos?

A ferrugem do trigo é uma das principais doenças que afetam a cultura do trigo em solo brasileiro. Motivo de grande preocupação de produtores de pequeno, médio e grande porte, essa doença apresenta três tipos de ataques às plantações de trigo: ferrugem da folha, ferrugem do colmo e a ferrugem linear.

Prejuízos causados

A ferrugem da folha, o tipo mais comum da cultura, está presente em diversas regiões do Brasil. Os danos causados por essa doença podem levar, até mesmo, a uma perda de 50% de produtividade. Temperatura entre 10ºC e 30ºC bem como alta umidade relativa do ar são alguns fatores que contribuem para a proliferação do fungo causador.

Tendo sido uma das doenças mais temidas da safra de trigo, a ferrugem do colmo já não é tão eficiente graças aos cultivares resistentes desenvolvidos. Os danos só começam a surgir após 7 a 15 dias desde a infecção, pois é nesse período que irá ocorrer o rompimento da epiderme. A coloração amarelada com tons em marrom começa a tomar conta da planta, bem como do caule. As perdas podem chegar a até 100% se essa doença ocorrer de forma intensa.

A ferrugem linear, por sua vez, resulta em urédias nas folhas, assim como nos demais casos, sendo que nessa situação as manchas são distribuídas linearmente ao longo das folhas. As plantas atacadas passam por um severo processo de esporulação, que é justamente a formação de esporos que começam a degradação da planta. As perdas variam entre 5% e 50%

Prevenção e manejo

O manejo eficiente da ferrugem do trigo deve ser alcançado por meio de técnicas de prevenção contra tal doença. Alguns métodos famosos são:

  • Eliminar as plantas voluntárias que servem de hospedeiras para o fungo;

  • Aplicação de cultivar resistente contra cada tipo de fungo que gera uma das três doenças;

  • Fazer o tratamento das sementes;

  • Rotação de culturas;

  • Controle químico.

Métodos de controle

Para cada tipo de doença é possível realizar um método de controle:

  • Ferrugem da folha: faz-se, em geral, o uso de fungicidas para o controle químico, pois esse método é bastante eficiente.

  • Ferrugem do colmo: o uso de cultivares resistentes é o mais famoso e também mais eficiente para essa doença. Outra opção são os fungicidas sistêmicos.

  • Ferrugem linear: os mesmos fungicidas utilizados para os casos de ferrugem da folha são indicados como método de controle para a ferrugem linear.

Perder uma safra inteira de trigo por causa da ferrugem não é uma opção para um produtor. Como destacado, dentre as doenças existe a ferrugem do colmo que pode resultar em perda total da produção. Por isso, é fundamental saber como lidar com tais problemas e tomar atitudes de prevenção para evitá-los.

Kuhn Brasil

Além de evitar e eliminar doenças que comprometem as plantações, também é fundamental fazer uso de máquinas agrícolas de qualidade para trazer mais eficiência na produção. Dessa forma, contar com as máquinas da Kuhn, a líder mundial de vendas quando o assunto é máquina agrícola, é fundamental para alcançar os melhores resultados no plantio.

Kuhn Brasil traz para os produtores brasileiros as melhores soluções de máquinas para cultivos, pecuária e fenação, além de serviços exclusivos de suporte para o cliente Kuhn Brasil.

Para mais informações clique aqui.

Outros notícias

Todas notícias