Notícias e eventos
blog

Os 5 cuidados com sua lavoura após a safra de verão.

Soja, milho, arroz e feijão…
A safra de verão é quando se colhe a maioria dos grãos que movimentam o agro brasileiro.

No entanto, após a colheita, todo produtor precisa tomar alguns cuidados e manejar a lavoura de forma apropriada. São medidas fundamentais para garantir a qualidade do solo, a proteção das plantas e a preparação para a próxima safra.

 

Este também é um bom momento para realizar a manutenção do seu maquinário. Por isso, logo abaixo, preparamos cinco boas práticas para você cuidar do seu pós-safra.

 

Vamos conferir?


 

1. Escolher a Planta de Cobertura.

 

A rotação de culturas consiste em alternar diferentes espécies de plantas na mesma área de modo a aproveitar seus benefícios.

 

É algo que traz uma série de vantagens como a melhoria da fertilidade do solo, a redução de pragas, doenças e o aumento da produtividade. O mais importante é que a rotação de culturas permite o uso de plantas de cobertura. Elas protegem o solo da erosão, compactação e ressecamento, além de fornecerem matéria orgânica e nutrientes para a próxima cultura.

 

As regiões frias demandam espécies tolerantes ao inverno, como aveia, trigo e cevada, por exemplo. Nas regiões mais quentes, o produtor deve escolher culturas tolerantes à seca e ao calor, como o milho safrinha.


 

2. Fazer a Adubação do Solo.

 

A adubação é essencial para repor os nutrientes extraídos do solo durante a safra de verão.

 

Uma boa adubação pode ser feita com fertilizantes orgânicos, com o uso de esterco, compostagem e palhada, ou de forma mineral, com o uso de fertilizantes químicos. 

 

Inclusive, a adubação orgânica e mineral podem ser combinadas, conforme a análise do solo e a recomendação técnica do seu consultor.

 

Para fazer a adubação de forma eficaz, é preciso contar com um maquinário que distribua os adubos uniformemente e na dose certa, evitando desperdícios e danos ao solo e às plantas.


 

3. Fazer o Controle de Plantas Daninhas.

 

Quando a colheita de verão termina, sementes de plantas invasoras podem permanecer na terra e germinar rapidamente se você não tomar os devidos cuidados.

 

É por isso que controlar as plantas daninhas ajuda a evitar a perda de produtividade e a degradação do solo.

 

Aqui, destacamos novamente a importância de semear uma cultura de cobertura, pois as plantas invasoras precisam de luz para se desenvolver. Plantas de cobertura criam uma camada de proteção que dificulta esse desenvolvimento indesejado.


 

4. Fazer a Manutenção do Maquinário.

 

Tudo precisa estar funcionando para a próxima safra, não é verdade? Por isso, a manutenção do maquinário é fundamental nesse período.

 

Cuidar do seu maquinário ajuda a garantir a durabilidade e a segurança dos equipamentos.

 

Não esqueça de fazer manutenções preventivas, seguindo as orientações do fabricante e do manual de instruções. Estamos falando de uma revisão geral, que inclui limpeza, lubrificação, troca de peças, calibração, revisão e teste dos equipamentos.


 

5. Planejar a Próxima Safra.

 

Para finalizar, é indispensável contar com o planejamento da próxima safra.

 

Essa é uma etapa importante para definir os objetivos, as estratégias, os recursos e as ações que serão realizadas na lavoura em busca dos melhores resultados.

 

Para fazê-lo, considere as condições do solo, do clima, do mercado, bem como as experiências passadas e as suas expectativas. O planejamento da próxima safra deve ser feito com antecedência para evitar surpresas no meio do caminho.


 

Conte com a Kuhn Para o Manejo do Seu Pós-Safra

 

Para realizar essas atividades de forma eficiente e sustentável, é preciso contar com maquinários de qualidade, que ofereçam soluções inteligentes para os desafios constantes da agricultura.

 

A Kuhn é mundialmente reconhecida pela inovação, tecnologia, robustez e pela variedade nos equipamentos.

 

Acesse o site e conheça toda nossa linha de produtos.

 

Seja forte, seja Kuhn!

Outros notícias

Todas notícias