Notícias e eventos
Know-how

O que pode ocasionar laminite nos cascos em bovinos?

Uma grande preocupação entre os pecuaristas é a laminite bovina, doença que se caracteriza, principalmente, por uma inflamação nos cascos dos animais e se apresenta majoritariamente em rebanhos leiteiros.

É uma condição muito preocupante, pois, além de prejudicar e diminuir a vida do animal, causa grandes dificuldades de locomoção, dores, fissuras nos cascos, entre outros sintomas. E com isso, obviamente a produção do gado fica prejudicada, uma vez que o animal doente, não tem a mesma capacidade de produção que um animal sadio.

Qual a importância da manutenção da qualidade de vida e alimentação do rebanho para a prevenção da laminite e perda de produção? Acompanhe o texto:

Laminite bovina, o que é?

É um problema relativo a diversos fatores e, neste caso, são três as causas do desenvolvimento desta doença: a alimentação, o ambiente e a própria genética do animal.

A laminite bovina é uma afecção podal, ou seja, é uma doença que afeta os cascos do animal, atrapalhando, especialmente, a locomoção. No caso da laminite, esse prejuízo na movimentação se dá principalmente por dores intensas nas pernas (claudicação), fissuras e inflamações nos cascos.

Quais os principais sintomas da Laminite?

Caso suspeite que haja casos de laminite no seu rebanho, recomenda-se observar os seguintes sinais:

  • Os cascos afetados ficam quentes, com um visível sinal de inflamação acima deles;

  • O animal sente dores intensas e pode apresentar inquietação, tremores musculares, suar excessivamente e, também, mudança no padrão respiratório e/ou cardíaco;

  • Devido a estes sintomas, o animal também pode se mostrar relutante a se mover, ficando deitado boa parte do tempo. Quando se locomove, o faz de forma desajeitada, geralmente sobre os talões e mais lenta que o normal;

  • Em casos mais graves, o casco perde a sua densidade normal e se torna mais quebradiço e visivelmente deformado.

  • A laminite pode ainda causar lesões colaterais como: hemorragia de sola, sola dupla, úlcera de sola e a doença da linha branca.

Quais as principais causas da Laminite?

  • Alimentação: A nutrição inadequada é a principal causa da laminite bovina, uma vez que a doença está intimamente associada à uma dieta com excesso de grãos e carência de fibras;

  • Ambiente desfavorável: Outro ponto muito importante é o local onde o gado está, uma vez que ambientes de confinamento e com pouca ventilação, por serem muito estressantes e com baixa capacidade de locomoção, afetam diretamente a saúde do animal;

  • Fator genético: Por vezes, mesmo com a alimentação e o ambiente adequado o animal pode desenvolver a laminite, isso se dá principalmente por tendências geneticamente herdadas.

Como posso prevenir a Laminite no meu rebanho?

Uma das formas mais eficientes de reconhecer as afecções podais precocemente é atentando ao escore de locomoção, ou seja, a forma como o animal arqueia ou não o dorso, movimenta a cabeça, e distribui o peso sobre as patas enquanto se locomove. Essa análise deve ser feita, preferencialmente por profissionais com o olhar treinado e crítico, uma vez que é muito subjetiva e casuística.

Junto disso, atentar aos fatores de risco, como ambiente, seleção genética e, principalmente, a alimentação é essencial.

A importância da dieta equilibrada para prevenir a Laminite

Como já dito, a principal causa da laminite está na alimentação, em dietas com excesso de grãos e carência de fibras volumosas, ou seja, não moídas.

O que acontece é que com o consumo destas rações muito moídas (concentrado) o animal produz pouca saliva durante a ruminação e consequentemente muitos ácidos graxos voláteis que levam à fermentação ruminal excessiva. Esse processo, por consequência, vai gerar acidose ruminal e uma produção de endotoxinas extremamente prejudiciais ao organismo do animal.

A melhor forma de evitar a laminite é uma dieta equilibrada sem excesso nem carência tanto de grãos e fibras moídos, quanto de fibras volumosas, ou seja no tamanho ideal (fibra efetiva)

KUHN Brasil

Para garantir a eficiência, produtividade e a qualidade dos cuidados com o seu rebanho, primeiro é preciso pensar na qualidade dos seus equipamentos.

Kuhn Brasil conta com um catálogo diverso em máquinas agrícolas de ponta voltadas, especialmente, para a pecuária.

Confira mais informações aqui.

Outros notícias

Todas notícias