Notícias e eventos
Know-how

O que é um enleirador e qual a sua função?

Para alcançar o sucesso em qualquer coisa que façam, os agricultores sabem que produtividade e eficiência são fundamentais. Isto é especialmente verdade quando se trata de feno ou pré-secado, uma tarefa que pode ser cansativa e demorada se o equipamento certo não estiver envolvido.

enleiradores

Os enleiradores são projetados para juntar o material espalhado no campo em uma leira, sem misturar solo ou demais impurezas na forragem.

O feno é uma mistura de plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas, usada como forragem para o gado, mediante a desidratação que retira a água, mas mantendo o valor nutritivo e permitindo sua armazenagem por muito tempo sem se estragar. O pré-secado é enfardado com um teor de umidade maior, sendo necessário embalar com filme plástico para fazer a conservação da forragem.

Para se produzir feno ou pré-secado, três a cinco atividades devem ser programadas: corte da planta forrageira, secagem ou desidratação das plantas cortadas, enleiramento, enfardamentoe empacotamento. O enleiramento diminui a exposição direta da forragem aos raios solares, dando um feno de coloração verde mais intensa. Caso a forragem seja reumedecida por chuva ou orvalho, é possível aguardar a evaporação do excesso de umidade do material e do próprio solo.

O processo de fenação consiste em propiciar a rápida desidratação da planta forrageira para obter um produto de bom valor nutritivo e baixo nível de perdas, com possibilidade de armazenamento por longo período. Inúmeras plantas forrageiras podem ser utilizadas no processo; pode ser produzido e utilizado em grande e pequena escala, além de ser colhido, armazenado ou fornecido aos animais, etc.

Um feno de boa qualidade nutritiva apresenta as seguintes características:

  • Umidade adequada (seco) e homogênea;
  • Alta proporção de folhas em relação às hastes;
  • Maciez ao tato;
  • Coloração esverdeada;
  • Temperatura do fardo fria (ambiente).

Enleiradores da Kuhn Brasil

O design dos enleiradores KUHN é adequado para enleirar e preservar o valor nutricional da forragem, garantindo a qualidade da adaptação ao solo e a coleta completa da forragem. A ausência da introdução de impurezas estão no centro das preocupações nos enleiradores da Kuhn, oferecem o máximo rendimento, leiras perfeitamente estruturadas e confiabilidade.

Os enleiradores da Kuhn se destacam aos concorrentes devido à sua robustez, confiabilidade e adaptação ao solo. Com larguras de trabalho de 3,20 m a 9,30 m, o fluxo de trabalho será alto enquanto é mantido um excelente acompanhamento do solo. Você forma leiras uniformes com uma estrutura que promove a aeração e a posterior coleta pelo equipamento de colheita.

Acesse o site da Kuhn Brasil e conheça todas as opções de enleiradores disponíveis. Há opções com 01 rotor, com 02 rotores e também espalhadores.

Outros notícias

Todas notícias