Notícias e eventos
Know-how

O que é o Trichoderma e para que serve?

A utilização do fungo Trichoderma para o controle biológico do solo mostrou ser extremamente eficiente para prevenir doenças nos campos agrícolas. Dessa forma, ele se tornou um dos agentes biológicos mais importantes na área de defesa das plantações.

Trichoderma

CONTROLE BIOLÓGICO

O controle biológico é um método utilizado para controlar pragas e insetos que transmitem doenças agrícolas usando meios naturais, de modo a evitar perdas severas nos cultivos. Tornando o combate a esses problemas algo sadio e ecológico, sem deixar nenhum tipo de resíduos nos alimentos e nas plantações, além de não serem nocivos ao meio ambiente e a saúde das pessoas.

O meio de combate é utilizado para defender as plantações usando os inimigos naturais das pragas e dos insetos, como predadores, parasitas, insetos benéficos, e microorganismos, como os vírus, fungos e bactérias.

TRICHODERMA

As pesquisas acerca dos fungos do gênero Trichoderma mostraram que eles possuem potencial no controle biológico de fitopatógenos, principalmente quando se trata de solo, na promoção do crescimento vegetal e, algumas espécies mostraram deixar a planta mais resistente a organismos nocivos. Dessa forma, são caracterizados como organismos benéficos, nocivos apenas para organismos patogênicos, causadores de doenças como o fungo Sclerotinia sclerotiorum (causador do mofo branco), e não para as plantas do cultivo.

Os fungos Trichoderma apresentam variações em suas colorações, podendo apresentar cor verde, creme, marrom ou amarela. Se desenvolvem melhor diante de temperaturas a partir de 25 °C até 30 °C.

COMO REALIZAM O CONTROLE

O meio pelo qual o Trichoderma consegue controlar os organismos patogênicos é pelo parasitismo, penetrando os fungos nocivos e se alimentando dos nutrientes que eles possuem. Desta forma, eles acabam produzindo algumas enzimas que atacam as paredes celulares do hospedeiro, as danificando e o impedindo de se defender, impossibilitando seu desenvolvimento, e assim evitando que cause danos.

Eles são encontrados na natureza de forma natural, nos solos, no interior do caule das árvores e na rizosfera de plantas. Mostram ter colonização agressiva e rápida, inibindo o crescimento de outros fungos fitopatogênicos por meio de substâncias tóxicas, chamadas metabólitos secundários.

QUAIS AS VANTAGENS

A habilidade de controle de patógenos nocivos às plantas já foi apresentada, porém, eles demonstram possuir outros benefícios, como:

  • a melhora da estrutura do solo;

  • o controle e repelência de nematoides;

  • auxílio no crescimento radicular das plantas;

  • aumento do nível de resistência das plantas aos estresses abióticos;

  • aprimoramento da absorção de nutrientes;

  • Controle de alguns patógenos como Fusarium spp., Rhyzoctonia solani, Sclerotinia sclerotiorum, Roselinia, Phytophthora, Verticilium, Armillaria e Pythium, segundo estudos;

  • Produção de substâncias tóxicas a patógenos, os metabólitos secundários.

MOMENTO DE APLICAR

A aplicação pode ser realizada por métodos variáveis por conta de sua versatilidade, podendo ser feita via foliar ou na semente, direto no substrato ou no sulco. Pode também ser utilizado com inoculantes no tratamento da semente, em sistemas de irrigação, em pulverizações ou até mesmo no momento de semeadura.

É importante condicionar o solo em busca de aumentar a matéria orgânica que funciona como o substrato, de modo a promover o máximo de colonização pelo fungo Trichoderma. Além da manutenção do nível de umidade e da temperatura do solo, que influenciam diretamente na ação do agente biológico e o sucesso no combate à doença na área. É indicado que as aplicações do produto sejam realizadas ou no fim do dia, ou durante a noite, com o solo úmido.

Por fim, a utilização da Trichoderma como agente de controle biológico mostra ser uma alternativa altamente eficiente para quem busca defender seus cultivos de patógenos nocivos de uma forma natural, benéfica para sua plantação e para o meio ambiente.

IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

A Kuhn Brasil é uma fornecedora de máquinas comprometida com a excelência na produção agrícola, mantendo a qualidade de seus produtos, segurança, parceria e atenção à biodiversidade como alguns de seus focos.

Possui mais de 190 anos de história e experiência ao redor do globo, com clientes satisfeitos e produtos para todas as necessidades.

Para saber mais clique aqui.

Outros notícias

Todas notícias