Notícias e eventos
Know-how

O que é o mulching e quais seus benefícios?

O mulching pode ser definido como o processo de cobrir a superfície do solo ao redor das plantas para criar condições favoráveis para o crescimento da cultura.

Mulching técnica cobrir plantas

Isto pode incluir a conservação da umidade e do solo, moderação da temperatura, controle de salinidade e ervas daninhas, etc. Ela exerce um efeito decisivo na precocidade, rendimento e qualidade da cultura.

1. Mulching como fonte para o controle de ervas daninhas

Como toda planta requer um processo de fotossíntese para geração de alimentos, o que requer luz solar, usar uma película de cobertura não permitirá que a erva daninha cresça.

2. A cobertura morta melhora a conservação da umidade

A cobertura não permite que a umidade do solo escape, condensando na superfície inferior e caindo de volta como gotículas. Assim, a umidade é preservada por vários dias e aumenta o período entre irrigações. As coberturas também ajudam a distribuir uniformemente a umidade no solo, reduzindo o "estresse" da planta. A economia de água é uma das maiores vantagens com o mulch, podendo variar de 20% a até 75%.

3. Redução no custo do fertilizante

A água tem a propriedade de ir fundo no solo (também chamada propriedade lixiviante) e quando o fertilizante é dissolvido na água há um enorme desperdício. O uso de cobertura com a irrigação por gotejamento, permite que o fertilizante dissolvido não vá fundo no solo, distribuindo de maneira uniforme os nutrientes para a planta, fazendo com que ela cresça mais rapidamente e saudável.

4. Produto de Qualidade

As coberturas evitam o contato direto do solo com os frutos que amadurecem, diminuindo o potencial de apodrecimento e mantendo as frutas e vegetais limpos. Isso gera produtos de qualidade e de maior valor agregado.

5. O mulching é útil para a redução da compactação do solo

A redução na quantidade de ervas daninhas implica em uma menor necessidade de cultivo mecânico. O solo sob a cobertura permanece solto e bem arejado, aumentando a quantidade de oxigênio no solo e auxiliando na atividade microbiana.

6. Ajuda a controlar a erosão do solo

7. Produção antecipada

A cobertura aplicada intercepta a luz solar aquecendo o solo e permitindo o plantio mais cedo, além de incentivar um crescimento mais rápido no início da estação de crescimento.

8. Gerenciamento da salinidade

9. Mulching como fonte para o controle de pragas

As coberturas têm a propriedade de repelir pragas sugadoras como moscas-brancas e, além disso, podem reduzir o efeito do patógeno nascido no solo.

10. Microclima do solo

As coberturas afetam o microclima vegetal ao reter a umidade do solo, alterando o equilíbrio energético do solo e restringindo a evaporação da água, beneficiando o crescimento da planta e propiciando melhor rendimento.

Efeito das cores para o mulching

  • Preto: é a cor mais popular utilizada na produção de culturas, especialmente para o controle de ervas daninhas. Esta cor absorve a radiação solar mais incidente, incluindo a luz visível, infravermelha e ultravioleta.
  • Branco: a luz é refletida novamente na atmosfera, resultando em temperaturas do solo ligeiramente mais frias. Podem ser usadas para estabelecer culturas no verão, quando uma temperatura reduzida do solo pode ser benéfica.
  • Prata/alumínio: as coberturas refletoras de prata ou alumínio também proporcionam temperaturas mais frias no solo. Além disso, tendem a repelir pulgões, que poderiam servir como vetores para várias doenças virais.
  • Vermelho: há relatos do aumento no rendimento e na qualidade do tomate, além da redução da severidade da praga precoce no tomate.

Outros notícias

Todas notícias