O que é a ferrugem asiática e como controlar?
Apesar da evolução tecnológica constante que faz parte dos processos da agricultura moderna, ainda é bastante comum ter que lidar com pragas e doenças. Esse é um problema muito sério e que pode levar à perda de safras completas, algo extremamente ruim em termos econômicos para o produtor, seja de pequeno ou grande porte.

Um exemplo de doença que resulta em uma série de problemas para os produtores de soja é a chamada ferrugem asiática. Ela é causada por um fungo - Phakopsora pachyrhizi - e seu primeiro registro no Brasil foi no início do século XXI, na safra 2001-2002. Para se ter uma ideia do problema em questão, a ferrugem asiática é capaz de diminuir a produtividade da safra em até 75%, segundo dados da Embrapa, em casos extremos.
O que causa a ferrugem asiática?
Como já destacado, essa doença é causada por um fungo. Um dos motivos que tornam esse fungo tão letal para a produção de soja é que os seus esporos, conhecidos como urediniósporos, podem ser disseminados por longas distâncias apenas pela ação do vento. Ou seja, a contaminação pode ser ainda maior mesmo que o fungo não tenha atingido uma determinada região.
Uma vez que esses esporos estão presentes na planta hospedeira, basta que haja um molhamento foliar, de pelo menos seis horas, para notar a primeira infecção na plantação. Além disso, a temperatura entre 15 e 25ºC é outra condição propícia para a disseminação do fundo. Ou seja, épocas chuvosas tendem a apresentar danos mais severos em decorrência da ferrugem asiática.
Quais os sintomas e danos?
Os primeiros sintomas são notados dias após a infecção do fungo, pois ele atua de forma direta na folha de soja. Apesar de ser capaz de apresentar sintomas em todos os estágios da cultura de soja, os sintomas são mais facilmente notados quando do fechamento do dossel. Dentre as principais características da doença, destacam-se:
Coloração verde com tons de cinza nos primeiros dias, enquanto que após uma pequena evolução essa cor pode ser marrom mais escuro ou até mesmo marrom com tom avermelhado.
Na parte inferior da folha é possível perceber a formação de verrugas, que são as chamadas urédias, região onde serão produzidos os esporos.
Apesar de os sintomas ocorrerem em qualquer parte da planta, o mais comum é observar as lesões nas folhas.
Desfolha precoce nas plantas afetadas é outro sintoma importante a ser destacado.
Como controlar e quais as formas de controle?
O vazio sanitário é uma das principais formas de controlar essa doença. Consiste em um período de, no mínimo, 90 dias sem plantio algum de soja ou quaisquer outras plantas no campo. O objetivo é simples e eficaz: diminuir a capacidade de sobrevivência do fungo, uma vez que esse fator está diretamente ligado ao número de plantas hospedeiras vivas.
Outro método de controle importante é o uso de cultivares resistentes. Já existem diversas opções no mercado brasileiro, mas ele se caracteriza por ser um processo trabalhoso que pode ser uma boa alternativa de acordo com a resistência da doença aos fungicidas, por exemplo.
O monitoramento também é um método de controle da doença. É por meio desse estudo que serão determinados os próximos passos para combater o fungo, desde quais medidas são mais adequadas e quando elas devem ser aplicadas.
Por fim, vale destacar o controle químico. Neste caso, será feito o uso de fungicidas, seja de forma preventiva ou até mesmo após a detecção dos sintomas. Existem vários tipos de fungicidas específicos para a ferrugem asiática.
Dessa forma, fica evidente que o conhecimento a respeito de doenças e pragas que podem assolar toda uma safra é algo extremamente importante. Além de garantir a qualidade do produto final previne os problemas econômicos como resultado da perda de toda uma safra.
Kuhn Brasil
A Kuhn Brasil é líder na industrial de máquinas agrícolas em todo o mundo. Por isso, a empresa é responsável por trazer cada dia mais novidades e inovação para o setor agrícola.
No setor de máquinas agrícolas, a empresa dispõe de máquinas com mais alto padrão de qualidade e recursos tecnológicos para cultivos, pecuária, fenação bem como soluções via eletrônicos. Além disso, a Kuhn Brasil também atua com peças exclusivas e suporte ao cliente.
Para mais informações é só clicar aqui.
Outros notícias

Negócios com produção de frutas: o que faz a fruticultura ser lucrativa no mercado
Descubra por que a fruticultura pode gerar alta renda e ser lucrativa em pequenas e grandes áreas rurais. Veja o que torna a produção de fru...

Olericultura no Brasil: como transformar hortaliças em lucro, inovação e futuro do setor no agro brasileiro
Descubra como a olericultura no brasil pode gerar renda, inovação, tecnologia, sustentabilidade no campo, transformar em lucro e futuro do s...

Produção de abacaxi sem prejuízos: como maximizar lucro e evitar erros comuns
Evite prejuízos no processo de produção de abacaxi com práticas eficientes de manejo, controle e colheita. Veja onde estão os riscos e como ...