Notícias e eventos
Know-how

O que é estiagem e quais são seus efeitos na agricultura?

Um dos fenômenos meteorológicos que mais assustam os agricultores é a estiagem. Ela é causada pela falta prolongada de chuvas por um determinado período de tempo.

Problemas da Estiagem

No Brasil, o fenômeno das secas normalmente acontece em territórios marcados pelo clima semi-árido, contudo recentemente o país passou por uma grande estiagem nos estados do sul, o que impactou negativamente a produção agrícola local voltada tanto para o mercado interno como para o exterior.

O que é estiagem

A estiagem é um fenômeno climático caracterizado por baixos índices pluviométricos em uma determinada região, isto é, pela ocorrência de poucas chuvas. Ela é causada por diversos fatores. Em algumas regiões, esse fenômeno é recorrente, porém em outros lugares ele é causado por questões específicas.

O El Niño, por exemplo, acontece em decorrência de um aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, sendo responsável por causar secas extremas em algumas regiões do Brasil. Por outro lado, especialistas apontam que o desmatamento da Floresta Amazônica pode ter consequências devastadoras para os índices pluviométricos nas regiões sul e sudeste do Brasil, gerando quadros de seca recorrentes em locais que até então não sofriam com esse problema. Seja qual for a causa das estiagens, o certo é que elas existem e precisam ser enfrentadas por profissionais que lidam com o agronegócio.

Quais os efeitos da estiagem na agricultura

O mercado agrícola é um dos que mais sofre com a existência de períodos de estiagem, tendo em vista que a seca impacta diretamente na qualidade do cultivo e na disponibilidade de água para a irrigação da produção. Além disso, muitas culturas não estão preparadas para enfrentar a baixa disponibilidade de água, o que acarreta uma safra de baixa qualidade, com altas perdas na produção. Essas perdas impactam não somente a produção, mas também a economia dos municípios onde estão localizadas essas propriedades rurais afetadas por problemas advindos da estiagem.

Como amenizar os efeitos da estiagem

Apesar de ser um problema grave, é possível utilizar estratégias que minimizem a questão das secas. Uma delas é a identificação dos pontos de captação e armazenamento da água na fazenda. Isso é fundamental para lidar com um período de seca na propriedade. Outra estratégia é preservar a vegetação próxima a nascentes e córregos, a chamada mata ciliar. Outros aspectos que o produtor deve considerar são o sistema de plantio direto e o cultivo em contorno, com faixas e com terraceamento, pois essas possibilidades auxiliam na conservação da água no solo.

A implantação de terraços e curvas de nível são técnicas que mantém a umidade, assim como a rotação de culturas, que disponibiliza maior cobertura vegetal no solo por longos períodos. Os produtores que trabalham com o gado, por sua vez, devem se atentar à nutrição dos animais, desenvolvendo um planejamento alimentar com pastos que resistam à seca.

Kuhn Brasil

Kuhn Brasil é uma empresa que vende insumos e tecnologias em maquinário que colaboram para o êxito do agronegócio em todo o país.

Com o uso de tecnologias, como aplicativos, e com a expertise de profissionais habilitados, como técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, é possível lidar com as adversidades climáticas, reduzindo as perdas da produção nas propriedades que atuam na agricultura e na pecuária.

Saiba mais aqui.

Outros notícias

Todas notícias