Notícias e eventos
Know-how

K-NOX, a solução da KUHN contra o desgaste interno do vagão

Os pecuaristas que usam vagões misturadores de ração estão cientes do desgaste que ocorre nas partes internas da máquina.

K-NOX contra o desgaste interno do vagão

O desgaste possui duas causas: a abrasão, que ocorre pelo atrito interno das forragens e a corrosão, causada pela acidez de alguns ingredientes, como por exemplo, a silagem de milho. 


Existem vários pontos que aceleram o desgaste interno num vagão misturador de ração:

 

  • Uso intensivo. Obviamente, o desgaste é proporcional ao número de horas de uso diário.
  • O número de sem fins de mistura também influenciam. Avaliando-se vagões de mesma capacidade, um vagão misturador com dois sem fins verticais terá uma vida útil mais longa do que um misturador que possui um sem fim.
  • O nível de acidez da dieta. O desgaste corrosivo é proporcional ao nível de acidez da receita (a silagem de milho possui pH 3,9).
  • A porcentagem de fibras na ração. Forragens longas e secas podem conter quantidades variadas de sílica, responsáveis pela abrasão interna do vagão misturador.
  • Resíduos no fundo da máquina. O acúmulo de ração sobre os helicoides é um fator agravante.
  • O nível de desgaste das facas. As facas gastas aceleram o desgaste do sem fim de mistura. Verifique regularmente o seu vagão!

 

Tecnologia K-NOX, o fator diferencial para a longevidade


O K-NOX é uma liga entre dois de seus principais componentes metálicos, CROMO e FERRITA. O cromo (Cr) garante resistência ao desgaste "químico ou corrosivo". Essa é a virtude do aço inoxidável. Já a ferrita (Fe) garante a força e a resistência mecânica contra o atrito interno causado pelos ingredientes que possuem sílica na sua composição. Portanto, o K-NOX além de proporcionar maior resistência contra o estresse estrutural, prolonga consideravelmente a vida útil dos componentes do seu misturador.

Outros notícias

Todas notícias