Notícias e eventos
blog

Inclusão no agro: empresa cria programa para ensinar Libras aos colaboradores

Kuhn do Brasil já formou 100 pessoas através de curso que ajuda a melhorar a integração e autonomia de funcionários com deficiência auditiva

O Brasil contabiliza cerca de 18,6 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência, e os desafios de incluir essa população no mercado de trabalho seguem a cada ano. No agronegócio, ainda há poucos dados sobre o que tem sido feito para mudar essa realidade, mas uma das iniciativas está sendo promovida pela Kuhn do Brasil, que possui atualmente nove colaboradores com deficiência auditiva e criou um projeto de inclusão de pessoas deficientes.

O programa SEMEAR existe desde 2014 e é executado em parceria com a APAE e o SENAI de Passo Fundo, onde se localiza uma das sedes da empresa no Brasil. A motivação veio justamente a partir da iniciativa de oportunizar mais vagas para pessoas com deficiência, mas também observando que era necessário melhorar a comunicação e a integração deles com os colegas e gestores.

Atualmente, a empresa possui colaboradores com deficiências diversas. O programa SEMEAR já realizou duas turmas de Jovem Aprendiz de pessoas com deficiência intelectual, no curso de Auxiliar de Produção no SENAI. Outra ação contínua é o curso de Libras, que já formou mais de cinco turmas e 100 funcionários, além de estar preparando a sua próxima edição.

A duração das aulas é de aproximadamente 06 meses e ocorrem semanalmente na unidade de Passo Fundo. Meri Elen Decol, Analista de RH da empresa, explica que a empresa entende que essa é uma forma de estimulo para que todos possam se comunicar com os colegas que têm deficiência auditiva e permitir que eles se sintam realmente incluídos no ambiente de trabalho.

De acordo com ela, os impactos positivos já foram identificados. "Observamos principalmente a melhoria na autonomia dos colegas e gestores com os colaboradores surdos, conseguindo repassar as demandas e auxiliá-los no entendimento das atividades e na própria cultura da empresa", destaca Meri Elen Decol.

A colaboradora Lilian Keli Lopes Rossoni, que é surda, é uma das beneficiadas diretamente com a iniciativa. “Quando comecei na empresa era muito difícil a comunicação, os colegas não sabiam nada de Libras, eu tinha dificuldade para entender as tarefas, nos comunicávamos através da escrita, o que fica mais difícil. Depois dos cursos de Libras eu consigo me comunicar muito melhor com os ouvintes. Hoje, eu me sinto bem e sou muito feliz aqui”, conta ela.

A iniciativa de participar do curso também é livre. A cada nova edição em que são divulgadas as vagas, a empresa reforça internamente a importância de desenvolver a empatia com os colegas, e assim os próprios funcionários se sentem motivados a participar da jornada de aprendizado em Libras, que é a língua de sinais utilizada por surdos no Brasil.

Sobre a KUHN do Brasil (www.kuhnbrasil.com.br)

O Grupo KUHN, que tem como propósito o desenvolvimento de soluções confiáveis para alimentar a população mundial preservando o meio ambiente, está presente em cerca de 100 países e emprega mais de 5.000 pessoas em 12 unidades de produção e 11 unidades de distribuição em todo o mundo. De origem francesa, com um know-how e expertise de mais de 195 anos, possui a linha mais completa de implementos agrícolas para agricultura e pecuária. A KUHN do Brasil tem 19 anos de atuação com sedes nas cidades de Passo Fundo (RS), Tuparendi (RS) e São José dos Pinhais (PR). Os centros de distribuição e treinamentos para atender todo país estão localizados em Rondonópolis (MT), Palmas (TO), São José dos Pinhais (PR) e Passo Fundo (RS). Em 2024, a campanha da empresa reforça a "Força para alimentar o mundo", um compromisso da Kuhn com os produtores para ajudar nessa nobre missão.

Outros notícias

Todas notícias