Notícias e eventos
Know-how

Importância em produzir uma forragem de qualidade

Comumente chamada de pastagem, a forragem é a cobertura vegetal do solo destinada a proteger a terra ou a nutrir animais essencialmente.

A boa forragem é fundamental ao produtor, pois melhora - em qualidade e quantidade - os resultados da plantação e da criação na pecuária.

Forragem e forrageira

Muitas vezes chamada de pastagem (área de pastejo dos animais), a forragem consiste na cobertura vegetal do solo utilizada, basicamente, para a proteção da terra ou para a alimentação de animais. Também conhecida como forrageira, a planta usada com esses fins pode ser do tipo gramínea (tifton, milheto, azevém, brachiaria) ou leguminosa (estilosante-bela, alfafa).

O que é uma forragem de qualidade

A qualidade da forragem é medida pelos resultados da vegetação, do solo e dos animais. Assim, a importância da boa forrageira está em elevar a quantidade e qualidade da plantação e dos produtos de origem animal. Tomando o gado como exemplo, inserir boa forragem na alimentação significa aumentar o volume de leite e o ganho de peso.

Quanto às plantações, uma forrageira de boa qualidade depende de fatores como adaptação a solo e clima. Bastante utilizada na rotação de culturas, a forrageira e sua palha são responsáveis por fornecer nutrientes ao terreno e torná-lo poroso e macio. Desse modo, a escolha da forragem boa é capaz de diminuir perdas de erosão e estiagem, além de permitir a estabilidade do volume de produção, rendimento das culturas (quantidade e qualidade) e prover as substâncias corretas ao solo.

Etapas na produção de forragens de qualidade

Conhecer a terra deve ser um dos primeiros passos na produção de forragens de qualidade. Para isso, uma análise do solo por amostragem deve ser solicitada. Esse e outros fatores merecem ser discutidos entre produtor e agrônomo ou zootecnista para a escolha da forrageira. O site da Embrapa dá acesso a sementes de qualidade desenvolvidas pelo seu programa de seleção de cultivares (plantas resultantes de melhoramento vegetal). Aliás, recomenda-se sempre o uso de sementes certificadas.

O valor cultural (%VC) é uma forma de identificar isso, pois as sementes de origem duvidosa não têm esse índice. Ele fornece a relação entre o grau de contaminação do lote de sementes por outras e a porcentagem de sementes que poderão germinar.

Escolhida a semente, a terra deve ser preparada para a germinação. Conforme o solo, fertilizantes e adubos podem ser usados. A aração é frequentemente empregada para deixar o terreno solto e sem torrões. Feito isso, a semente é plantada em profundidade que depende da espécie e do número de vegetais na forragem. Entre 45 e 80 dias após essa semeadura, quando a altura da forrageira chegar a 40 cm aproximadamente, o primeiro pastejo deve ocorrer. Ele deve ser breve, com animais jovens e de peso reduzido.

Fenação para conservar a forragem

Este alimento nutritivo pode ser disponibilizado também na estiagem. A fenação é um método de conservação da forrageira, em que os nutrientes são preservados por meio da desidratação.

Depois de cortadas, as forrageiras são colocadas ao sol para secar - de preferência em dias de baixa umidade e com vento. As plantas perdem até 65% da água ao atingir o ponto de feno. Corte e secagem devem ocorrer rápido para manter elevada a concentração de nutrientes e, assim, a qualidade do produto. Cumpridas essas etapas, as forragens são enleiradas, ou seja, organizadas em montes (leiras) e recolhidas para armazenagem em fardos, por exemplo.

Entre as práticas de preservação de forrageira, a fenação se destaca por manter a qualidade de forragem conservada com pouca alteração durante longos períodos. A produção de feno é acessível aos pequenos e grandes produtores, pois pode ser realizada manual ou mecanicamente. Há diferentes variedades de forrageiras que podem se submeter à fenação e alimentar animais diversos.

A KUHN Brasil  

Com 12 fábricas e 11 filiais espalhadas pelo mundo, a KUHN vem alcançando seu objetivo de firmar presença global. Sustentabilidade e tecnologia fazem parte dessa trajetória.

Por isso, a KUHN Brasil também oferece soluções inovadoras para todas as fases do processo produtivo.  

Confira aqui uma delas, a plataforma gratuita MyKUHN. 

Outros notícias

Todas notícias