Notícias e eventos
Know-how

Importância de uma boa mistura de ração para o trato digestivo dos animais

A alimentação na pecuária requer uma série de cuidados que garantem uma nutrição equilibrada. Dentre essas medidas está a escolha de uma boa mistura de ração, que assegura, não só o crescimento e sustentação do animal, como evita resíduos indesejáveis na carne. Fazendo isso, é possível trazer mais valor ao produto final e ainda ter menos gastos com medicamentos e outros custos relacionados ao adoecimento do rebanho.

Misturas de ração

Para entender o impacto que uma ração de qualidade tem no corpo do animal, é interessante compreender o papel que cada ingrediente terá em seu organismo. Com o devido acompanhamento nutricional, é possível perceber o que está faltando para o rebanho e também qual composto será preciso em maior ou menor quantidade na ração para garantir o desempenho esperado. Isso deve ser feito para cada fase de produção.

Um item que pode parecer simples, mas que tem papel fundamental, é o tamanho dos grãos presentes na ração. Para deixar a mistura completa, é preciso que todos os componentes tenham a mesma forma e dimensão. Assim, além de preservar uma coesão para o conjunto, também evita que o animal escolha apenas alguns elementos na hora de se alimentar. Isso acarretaria em uma alimentação desequilibrada - o que não é o objetivo.

Outro fator importante é a pesagem de cada ingrediente, conforme a fórmula estabelecida pelo profissional responsável. Nesse caso, é o momento de trocar baldes e outros sistemas de medidas por balanças, que trarão maior precisão ao processo. Uma vez que a alimentação animal é um dos principais gastos na pecuária, assegurar que não estão acontecendo desperdícios é uma boa forma de prosperar.

Consequências no trato digestivo

Conforme a quantidade de energia, proteína, fibra e minerais presentes na ração vão sendo equilibrados, percebe-se uma melhora geral no animal, com destaque para seu trato digestivo. Isso porque, principalmente os alimentos fibrosos, agem diretamente no correto ciclo de descarte dos excrementos. E, embora essa seja a consequência de uma alimentação balanceada, ela não é o principal benefício ao animal.

Com as impurezas passando menos tempo no corpo do animal, é menor o risco de inflamações e intoxicações nos órgãos do sistema digestivo. Isso garante que sua carne tenha propriedades melhores e mais nutritivas.

Benefícios para o produtor

E não é só o animal que recebe as vantagens de uma boa mistura de ração. O impacto nos negócios é visível quando se encontra a melhor forma de garantir os nutrientes corretos e com as pesagens corretas para cada fase nutricional do rebanho. Dentre os benefícios para o produtor, se destacam os seguintes:

  • Menos desperdícios: como já citado, o correto manejo da pesagem da ração leva a menos desperdícios na alimentação. Também auxilia em uma programação de compra mais realista e adequada ao cenário do negócio.

  • Menos gastos medicinais: quando se come corretamente, as idas ao médico se tornam menos frequentes. Na pecuária isso não seria diferente. Uma dieta balanceada também auxilia na prevenção de doenças e outros riscos para a saúde do animal.

  • Mais valor agregado: uma carne saudável é uma carne mais nutritiva ou vice-versa. E isso tem impacto no sabor e textura que o produto final terá. Garantindo as corretas medidas de alimentação, é possível conferir mais lucro às vendas.

Kuhn do Brasil

Dentro do grande catálogo de soluções que a Kuhn do Brasil oferece, na sua linha de máquinas agrícolas estão os vagões misturadores de ração.

As capacidades variam de 6 até 45 m³, com opções para todos os portes. A versatilidade é tanta que existem modelos tracionados, estacionários, montados em caminhão e autopropelidos. Toda essa tecnologia é resultado dos mais de 50 anos de excelência da marca. 

Para saber mais clique aqui.

Outros notícias

Todas notícias