Notícias e eventos
Know-how

Importância da uniformidade do plantio na produtividade

A uniformidade de plantio é um método que gera excelentes resultados no cultivo das lavouras, essencial para aumentar a produtividade e também a rentabilidade do produtor.

A produtividade de um plantio pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles, as condições do meio em que as plantas serão cultivadas e, futuramente, se desenvolverão. Dessa forma, mudanças na plantação da lavoura podem diminuir ou aumentar os ganhos em rendimento.

O fator que menos afeta a efetividade do plantio é o numero/quantidade de plantas, desde que elas sejam distribuídas uniformemente entre as áreas. A quantidade recomendada pela Embrapa é cerca de 300 mil mudas por hectare e pode variar dependendo do tipo da planta, mas a região escolhida e a época em que será semeada também influenciam.

O crescimento das plantas é afetado por diversos fatores como temperatura, quantidade de clorofila, nutrientes, água, luz e dióxido de carbono. Esses elementos atuam de uma maneira inter-relacionada e equilibrada, garantindo uma boa eficiência do plantio.

O conhecimento das propriedades do solo está diretamente relacionado ao crescimento das plantas e também é imprescindível para a garantia uma boa produtividade da lavoura assim como a uniformidade do plantio. Deve ser observada a química do solo, a disponibilidade de água, a resistência à penetração de nutrientes pelas raízes, os teores de argila e também a quantidade de areia do local.

Os espaçamentos entre as linhas e a quantidade de plantas por hectares garantem a uniformidade e podem ser manipulados, com o objetivo de determinar a forma mais adequada de se obter um maior rendimento da lavoura, e, além disso, facilitar o momento da colheita mecanizada. Na disposição do plantio em que o espaçamento entre as linhas é semelhante ao espaçamento entre plantas dentro dessas linhas, os ganhos de são ainda maiores.

Menores espaços em uma mesma população de plantas proporcionam uma distribuição espacial mais eficiente na área escolhida para a lavoura, com uma melhor utilização da luz solar. De acordo com pesquisas na área do agronegócio, isso determina o amplo potencial de rendimento, o que justifica o aumento de produtividade.

Plantas distribuídas de maneira desigual fazem com que ocorra um aproveitamento insuficiente dos recursos que estão disponíveis, como a água, os nutrientes do solo e os raios de sol. O acúmulo de alguns tipos de plantas em pontos específicos das lavouras pode fazer com que haja o desenvolvimento de plantas com ramos menores, mais altas, com menor diâmetro de caule e mais sujeitas ao acamamento, que ocorre quando há uma queda da planta.

Espaços vazios deixados em meio às linhas de plantio podem facilitar o crescimento de ervas daninhas e levar a plantação a ter um porte reduzido, acarretando, uma redução da produtividade e dos lucros. Além disso, plantas muito baixas dificultam bastante a colheita quando realizada por máquinas.

Existem muitos fatores que interferem no resultado de uma boa colheita, dentre eles está a uniformidade no plantio, que representa uma característica essencial para um aumento na produtividade e nos ganhos com a lavoura. O aumento dessa uniformidade de espaçamento entre plantas dentro das linhas contribui para a redução do acamamento e garante uma distribuição mais uniforme dos nutrientes e minerais essenciais para o crescimento do plantio, além de facilitar o momento da colheita.

A Kuhn Brasil, empresa presente na vida do homem do campo há mais de 190 anos, tem como objetivo oferecer soluções tecnológicas e inovadoras em seus produtos, oferecendo uma grande variedade de máquinas e equipamentos utilizados na agricultura, cultivos, pecuária, fenação, e em todas as fases da lavoura. Uma empresa comprometida em oferecer o melhor e que acredita na força do agronegócio no Brasil.

Clique aqui e saiba mais.

Outros notícias

Todas notícias