Notícias e eventos
blog

GADO QUE ESTÁ BEM, PRODUZ BEM: VEJA PORQUE É IMPORTANTE CUIDAR DO BEM-ESTAR BOVINO.

Respeitar a saúde física e mental de bovinos melhora a qualidade da produção.


A ciência descobriu que bovinos conseguem experienciar emoções. Isso porque eles são animais sencientes, ou seja, sentem sensações e sentimentos e possuem uma cadeia de necessidades mais ampla do que apenas as necessidades fisiológicas (respirar, comer, beber, dormir, etc).

Dependendo de como são tratados, os bovinos podem responder de maneira positiva ou negativa. Ter clareza sobre isso é fundamental para melhorar a produção de leite ou carne.

 

São cinco os princípios que envolvem o conceito de bem-estar bovino.

 

1 - medo e estresse;

2 - fome e sede;

3 - desconforto;

4 - dor, doenças e lesões;

5 - liberdade para expressar o seu comportamento natural.

 

Cuidar desses cinco itens cria o ambiente ideal para os animais se manterem saudáveis em níveis físicos e mentais.

Além do conhecimento e da decisão de aumentar o bem-estar bovino, o ambiente ideal também envolve a melhora da infraestrutura, capacitação da equipe, prevenção e tratamento de doenças e boas práticas de manejo.

Afinal, a pecuária se resume em genética, nutrição e sanidade.

Cuidar do ambiente onde vivem os animais é algo que reflete diretamente no sistema imune e interfere no desempenho reprodutivo.

Você já deve ter ouvido falar de que o medo e o estresse afetam a maciez e a coloração da carne. Ou que as vacas produzem mais leite quando estão em momentos de descanso. É isso! O bem-estar influencia bastante na produção.

 

Mas o que fazer para garantir o bem-estar dos bovinos?

 

1) Nutrição de qualidade.

Invista em boas pastagens e suplementação alimentar. Disponibilize água fresca e em abundância. Cuide da saúde dos animais estando em dia com calendário de vacinação.


 

2) Boas instalações.

Como vimos, o ambiente influencia bastante. Por isso, cuide de fatores como limpeza, temperatura e umidade do local (de acordo com a raça, idade e categoria produtiva). Forneça um ambiente com espaço suficiente para locomoção e descanso. Em sistemas de confinamento, aposte em tecnologias que ampliem o conforto. Em campo aberto, propicie áreas frescas e com sombra.


 

3) Bom manejo.

Os bovinos gostam de rotina e reconhecem as pessoas que realizam o manejo diário. É importante que você e as pessoas que trabalham na fazenda saibam identificar sinais de agitação e proporcionem um ambiente positivo, de modo a não causar medo e estresse e dando liberdade para o animal desempenhar seu comportamento natural.

Outros notícias

Todas notícias