A evolução da tecnologia na agricultura
As práticas de produção e colheita na área agrícola, sem dúvidas, foram uma das que mais foram alteradas com a evolução da tecnologia nos últimos anos.

Afinal, inserida em um mundo cada vez mais informatizado, a agricultura não poderia ficar distante das inovações do campo da informática e da robotização. Por isso, as grandes propriedades agrícolas já usam maquinário avançado que são essenciais para a colheita, além de aplicativos que ajudam a implementar técnicas produtivas mais eficientes com uso racional de recursos como a água.
Importância da tecnologia para a agricultura
O uso da tecnologia e de suas ferramentas impacta diretamente nos resultados do setor agrícola. A agropecuária brasileira consegue potencializar a sua competitividade no cenário internacional ao utilizar máquinas e computadores capazes de trazer melhores resultados na colheita e na produção de animais, facilitando as interações entre produtores e os demais elos da cadeia agropecuária nacional.
Um problema que pode ser mais facilmente controlado pela tecnologia, por exemplo, é a redução do desperdício da produção no transporte, partindo do campo até chegar aos pontos de venda, por meio do uso de aplicativos. O controle de pragas e dos problemas oriundos de eventos climáticos como chuvas intensas ou situações de seca também são mais facilmente feitos com o uso de técnicas mais avançadas.
Outras áreas impactadas pela tecnologia como ferramenta na agricultura, são o melhoramento genético e o uso de defensivos agrícolas. Vale destacar que, hoje, usa-se diversas ferramentas, como os drones, por exemplo, para fazer o monitoramento da plantação em alguns casos. Por essa razão, com o uso da tecnologia, fica mais fácil ao produtor visualizar os resultados reais da produção.
Evolução das máquinas no setor agrícola
O setor agrícola tem demanda por uma produção crescente em decorrência do aumento da população mundial. Para dar conta dessa demanda, tem sido utilizado maquinário moderno, capaz de reduzir o desperdício e ampliar a produção de grãos. Um dos exemplos de máquinas são as colheitadeiras de grãos, que vêm evoluindo bastante, desde o tempo em que foram introduzidas no setor agrícola brasileiro, na década de 1960.
Atualmente, essas máquinas colhem até seis vezes mais do que nos anos 60 e chegam a colher, em média, 3 mil sacas de soja em apenas oito horas de trabalho. Esse é um exemplo de como o maquinário agrícola tem passado por alterações para que sejam mais potentes e capazes de gerar mais resultados na produção das pequenas e grandes propriedades.
Existe uma tendência para que a computadorização dessas máquinas faça, inclusive, com que elas possam guardar e trocar dados entre elas. Para isso, o setor também demanda profissionais antenados e qualificados para operá-las.
Agrishow – 25 a 29 de abril
A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, também conhecida como Agrishow, terá a sua próxima edição no período de 25 a 29 de abril. O evento acontecerá em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e trará a oportunidade de produtores terem acesso a novas tecnologias em maquinários e insumos no setor agrícola.
A Kuhn Brasil participará da iniciativa e trará lançamentos das maiores máquinas agrícolas de todo o país para serem apresentadas aos pequenos, médios e grandes produtores que participarem do evento.
Venha conhecer todas as novidades da Kuhn!
Outros notícias

Negócios com produção de frutas: o que faz a fruticultura ser lucrativa no mercado
Descubra por que a fruticultura pode gerar alta renda e ser lucrativa em pequenas e grandes áreas rurais. Veja o que torna a produção de fru...

Olericultura no Brasil: como transformar hortaliças em lucro, inovação e futuro do setor no agro brasileiro
Descubra como a olericultura no brasil pode gerar renda, inovação, tecnologia, sustentabilidade no campo, transformar em lucro e futuro do s...

Produção de abacaxi sem prejuízos: como maximizar lucro e evitar erros comuns
Evite prejuízos no processo de produção de abacaxi com práticas eficientes de manejo, controle e colheita. Veja onde estão os riscos e como ...