Notícias e eventos
Know-how

Dicas para o preparo da calda de pulverização

Não é nenhum segredo que na produção agrícola, os defensivos agrícolas são ferramentas necessárias para controlar insetos e doenças ou para prevenir infestações. Mas para que esses produtos sejam eficazes, eles devem ser aplicados corretamente.

Calda de Pulverização

Uma das formas que pode aumentar a eficácia do defensivo é a adição de adjuvantes ao produto, formando uma calda mais uniforme e estável. Para isso, podem ser utilizados equipamentos para fazer uma pré-diluição dessas substâncias, além da mistura - conhecida como calda de pulverização.

É muito comum que os produtores queiram misturar vários produtos no tanque para economizar tempo, custo de aplicação ou para o gerenciamento de resistência. É importante, ao misturar qualquer tipo de defensivo, utilizar equipamento de segurança apropriado e seguir as instruções do rótulo cuidadosamente. Se houver interações conhecidas ou problemas de compatibilidade, eles serão declarados.

Confira algumas dicas para o preparo correto da calda de pulverização:

Certifique-se de encher o tanque de pulverização de metade a três quartos com água e tenha uma boa agitação antes de adicionar qualquer produto. Se o procedimento de mistura estiver indicado no rótulo, siga as instruções. Geralmente, para minimizar o entupimento do bico, os produtos mais difíceis de misturar devem ser totalmente dissolvidos antes de adicionar o próximo produto. Se houver espuma, ela pode fazer com que o pó se acumule e não disperse, então, caso haja indicação do agrônomo, um agente anti-espuma pode ser adicionado primeiro para evitar essa ação.

Todos os produtos devem ser colocados um de cada vez.

Devem ser adicionados primeiro: os itens em pó ou grânulos (granulados dispersíveis - WG; pó molhável - WP; adjuvantes de compatibilidade; suspensão concentrada - SC; suspensão concentrada e óleo - OD; suspensão de encapsulados - CS; suspoemulsão - SE; Concentrado emulsionável - EC; emulsão água em óleo - EO; emulsão óleo em água - EW; microemulsão - ME; granulado solúvel - SG; pó solúvel - SP; concentrado solúvel-SL; e outros adjuvantes (óleos, molhantes etc), dispersos em água, após, os microencapsulados. Misturar concentrados emulsificáveis posteriormente, seguidos de qualquer solução ou produtos em pó solúveis. Quaisquer óleos vegetais ou surfactantes devem ser colocados por último.

Uma boa agitação e um agente de compatibilidade podem ser necessários para garantir a uniformidade. A agitação é usada para dispersar uniformemente os produtos adicionados. É fundamental ter cuidado com a agitação excessiva devido à possibilidade de reduzir a compatibilidade ou formação excessiva de espuma.

Na maioria das situações, é melhor continuar a movimentação da mistura até que a solução de pulverização seja aplicada. Se a agitação for interrompida, certifique-se de que a suspensão é satisfatória antes da aplicação.

É fundamental preparar somente a quantidade suficiente para ser usada em um dia. Não é aconselhável deixar o spray nos tanques durante a noite, pois pode separar ou ter um efeito adverso na eficácia.

Para a técnica, é essencial utilizar um pulverizador de qualidade, a fim de ajudar a garantir uma aplicação consistente, para um trabalho com mais rapidez e precisão.

A seleção, calibração e operação adequadas do equipamento de pulverização são importantes para alcançar o controle ideal de pragas, bem como para atender aos requisitos ambientais e de segurança.

Os pulverizadores KUHN são versáteis e desempenham um papel fundamental na aplicação da calda de pulverização. Além disso, asseguram um procedimento seguro e com precisão, pois a utilização das mais recentes tecnologias permite fazer todos os arranjos adequados à sua cultura.

Há mais de 190 anos atuando na área agrícola em todo o mudo, a Kuhn se preocupa em oferecer soluções de inovação em seus produtos, aos pequenos, médios e grandes produtores. Seu extenso portfólio de máquinas e equipamentos oferece tecnologia e inovação da agricultura à pecuária.

Clique aqui e conheça os produtos da Kuhn.

Outros notícias

Todas notícias