Notícias e eventos
Know-how

De que maneira otimizar os processos produtivos na agricultura?

Para que a experiência com a agricultura seja eficiente, é importante que seja alcançado um bom nível de produtividade. Afinal, a partir dos resultados é possível ter a satisfação e a felicidade de ver que todo o esforço valeu a pena. Pensando nisso, é importante se atentar a certos cuidados e detalhes que fazem toda a diferença na produção agrícola e, por consequência, nos seus resultados. Confira, então, algumas maneiras de otimizar os processos produtivos na agricultura:

1. Tecnologia

Explorar a tecnologia nem sempre é algo complicado, muito pelo contrário, ela pode ser uma grande aliada dos processos da agricultura. Isso se deve ao fato de que existem várias plataformas digitais que auxiliam na organização de informações relevantes para orientar os processos produtivos em diversos setores, inclusive na agricultura. É possível, ainda, ir além da organização, pois a tecnologia permite conhecer e manter contato com outros produtores agrícolas, trocar experiências, dicas e outros detalhes da rotina para agregar no processo.

Tecnologias mais avançadas propiciam um monitoramento ainda mais interessante sobre os processos agrícolas, havendo disponibilidade, investir em dispositivos para controlar a irrigação pode facilitar o controle desse processo. Além disso, na lista de tecnologias mais avançadas está o drone - um recurso interessante para o monitoramento aéreo e visualização da área de cima para baixo.

Investir em tecnologia sempre requer uma avaliação das necessidades locais, além de uma pesquisa vasta sobre os recursos disponíveis, assim, os gastos são reduzidos e os aparelhos comprados certamente serão um bom auxílio.

2: Ferramentas

Várias ferramentas podem ser citadas como auxílio para otimizar a produtividade, e não são apenas as manuais. Muitas delas, inclusive, trazem resultados com redução de gastos.

Dentre os itens bastante recomendados, estão os fertilizantes, por exemplo, desde que sejam utilizados da maneira correta. O uso incorreto deste produto pode provocar o efeito reverso e trazer sérios danos para a produção, por isso, é preciso estudar o solo adequadamente prestando atenção em cada detalhe, assim, o uso adequado dos fertilizantes resultará em colheitas de sucesso.

Uma excelente ferramenta dada pela própria natureza são as abelhas. Por serem polinizadoras, possuem uma atuação importantíssima na reprodução das plantas e são capazes de tornar a atividade agrícola muito mais eficiente.

Além disso, investir nas próprias ferramentas manuais é muito importante para que os serviços sejam realizados de forma prática e rápida. Por isso, fazer uma boa pesquisa e planejamento a respeito de peças e máquinas tornará o investimento mais simples e, consequentemente, a produção também será otimizada, com bons resultados.

De nada adianta entregar os melhores equipamentos em mãos erradas, por isso, uma mão de obra adequada fará toda a diferença nos resultados da agricultura. Por isso, é importante escolher as pessoas certas para que façam um bom uso dos investimentos, afinal, o nível de experiência das pessoas contratadas deve ser compatível com o nível do serviço destinado a elas.

3. Automação

Com serviços automatizados, o peso das atividades fica mais leve, além de tornar os processos agrícolas mais constantes e produtivos. Nesse sentido, a automação tornou-se uma grande aliada da produtividade e dos resultados eficientes. Isso, no entanto, também requer pesquisa, informação e escolha por equipamentos de qualidade e que não deixarão os serviços a desejar.

Para isso, é preciso checar a quantidade disponível para o investimento, além de também fazer uma boa avaliação sobre o custo-benefício dos aparelhos selecionados, pois quando o investimento em automação é bem feito, há uma grande vantagem econômica na rotina produtiva.

Para auxiliar agricultores com questões produtivas, a Kuhn do Brasil oferece o serviço de telemetria, uma ferramenta digital voltada para a agricultura que auxilia na tomada de decisões adequadas para otimizar o funcionamento das máquinas, favorecendo a redução de gastos, ampliando a vida útil dos equipamentos e, também, otimizando a sua produtividade na agricultura.

Outros notícias

Todas notícias