Notícias e eventos
blog, blog, blog, blog

Como a qualidade da forragem influencia a qualidade do leite?

Temperatura, água, fertilidade do solo e radiação solar são fatores determinantes para a quantidade e valor nutritivo da forragem. Quando todos os elementos estão em dia, a qualidade da forragem é garantida. 

A qualidade da forragem está diretamente relacionada com o desempenho animal. Quanto mais nutritiva, maior será a qualidade do leite produzido pelos bovinos. 

Nutrição para leite de qualidade 

De acordo com a Instrução Normativa 76 de 2018, o leite deve apresentar as seguintes características na sua composição:

3% de gordura;

2,9% de proteína;

4,3% de lactose;

8,4% de sólidos não gordurosos (todos os elementos do leite, exceto a gordura e a água);

11,4% de sólidos totais (todos os elementos do leite, exceto a água).

A gordura é o componente mais influenciado pela alimentação. Dietas com alto teor de fibra de boa qualidade aumentam a gordura, porque a fibra está relacionada com a produção de acetato no rúmen, que é um precursor da gordura do leite. 

Se comparada com a gordura, a proteína não é muito alterada com a alimentação. A baixa produção e absorção de proteína microbiana pelo animal influencia no baixo teor de proteína no leite. 

Composição química e digestibilidade dos nutrientes são pontos importantes, porque não basta consumir a forragem, o animal deve digeri-la adequadamente. Forrageiras de alto valor nutritivo ofertadas em grandes quantidades são fundamentais para se obter elevada produtividade por área em sistemas de produção de leite.

Outros notícias

Todas notícias