Notícias e eventos
Know-how

Como evitar prejuízos na colheita de maçã

O outono chegou e com ele o ponto alto da colheita de maçã. A fruta é produzida na região sul do País por conta do clima frio. No Brasil são cultivadas diversas variedades, qual se destacam em volume a Gala e Fuji.

A safra de maçã no País inicia no final de dezembro se estendendo até maio, mas a fruta está disponível o ano todo, pois possui alta durabilidade quando armazenada em câmaras frias. Porém, o desperdício do fruto durante a colheita e armazenagem pode ser grande caso não sejam tomados alguns cuidados:

1) Assim como qualquer outra cultura, a maçã deve ser colhida no momento certo. Alguns equipamentos podem auxiliar nessa etapa, como: o penetrômetro, que mede o ponto ideal de firmeza da polpa e o refratômetro que mede a quantidade de açúcar.

2) É preciso ter cuidado para que as folhas não sejam colhidas junto aos frutos, isso diminui a probabilidade de podridões durante o armazenamento. Também é importante realizar uma pré-seleção da maçã no campo, para não misturar as sadias com as danificadas

3) O produtor deve evitar que os caixotes em que os frutos são colocados sejam expostos ao sol e o transporte deve ser feito em horários mais frescos do dia. É recomendado utilizar bins de materiais plásticos, em vez de madeira.

4) Os frutos devem ser colocados em frigorífico ou em local fresco.

5) Máquinas, equipamentos e tecnologias contribuem para que o processo produtivo das maçãs seja mais eficiente, rápido e seguro.

Outros notícias

Todas notícias